x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 14.980

CURTO PRAZO E LONGO PRAZO - Conceito

JONAS DE CARVALHO KAUFMANN

Jonas de Carvalho Kaufmann

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 12 agosto 2016 | 09:28

bom dia
estou com uma duvida no balanÇo, o que define longo prazo e curto prazo? no caso de financiamentos no passivo, por exemplo, se eu adquirir um finan em junho de qualquer ano, em 24x, a minha divida a curto prazo vÃo ser os prÓximos 12 meses, e o longo prazo os 12 seguintes, ou, o meu curto prazo vai ser os 6 meses(6 parcelas) que faltam para chegar no fim do exercÍcio, e as 18 seguintes serÃo longo prazo?

Robson Miranda

Robson Miranda

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 12 agosto 2016 | 09:56

Jonas de Carvalho Kaufmann, Bom dia.

O período considerado de "longo prazo" é o que inicia-se a partir do mês subsequente ao do término do exercicio seguinte.

Assim, exemplo, se o financiamento iniciar em 01/06/2009, o período considerado de "Longo Prazo" iniciar-se-á a partir de 01/01/2011.

Uma maneira bastante simples de memorizar o assunto é se ter em conta que se uma obrigação tiver que ser paga até o final do exercício social subseqüente, será classificada no Passivo Circulante, se o pagamento deverá ocorrer somente após o termino do exercício social subseqüente, será classificada no Passivo Exigível a Longo Prazo.
´
É o que se lê na NBC T3.3 provada pela Resolução CFC 686/90 que:

Exigível a Longo prazo
São as obrigações conhecidas e os encargos estimados, cujos prazos estabelecidos ou esperados, situem-se após o término do exercício subseqüente à data do balanço patrimonial.

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho Unigênito, para que
todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." - João 3:16

Robson G. Miranda
Contabilista em formação
Serviços Contábil/Fiscal.
RJ - BRASIL

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.