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Despesas da empresa em nome de outra pessoa física ou jurídi

MARIA RITA DE CASSIA AMORIM RODRIGUES

Maria Rita de Cassia Amorim Rodrigues

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 15 agosto 2016 | 11:30

Bom dia,

Gostaria de saber como proceder quando ao fazer a escrituração de determinada empresa, encontra-se despesas que a mesma pagou, porém estas despesas não estão em seu nome (embora sejam suas), por exemplo, o técnico de informática comprou material de informática e na NF saiu o seu nome ao invés de o nome da empresa.
Como proceder? Há algum tópico que fale sobre o assunto???

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 15 agosto 2016 | 11:45

Maria Rita

No caso específico do técnico, se não for uma operação corriqueira você pode pedir para ele fazer uma declaração de venda dos materiais para a sua empresa, na qual você fundamentaria sua NF de entrada e daí para frente a operação correria normalmente.

Se for algo muito corriqueiro, verifique com seu cliente a possibilidade de trabalhar com reembolso de despesas ou notas de débito para estes fornecedores, assim fica mais facil controlar.

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
MARIA RITA DE CASSIA AMORIM RODRIGUES

Maria Rita de Cassia Amorim Rodrigues

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 15 agosto 2016 | 13:54

Entendí Rodrigo, no caso se ele fosse um passivo (Fornecedor) ficaria bem mais fácil de fazer esse lançamento, mas no caso, ele é considerado uma despesa porque não presta serviços habitualmente, então posso considerar que a compra desse material de informática embora a nota esteja no nome do técnico, é uma despesa da empresa no momento da compra já que houve o reembolso do técnico?
Sendo assim, lanço normalmente como se fosse da empresa?
E no caso, este mesmo técnico emitiu a nota de prestação de serviço para a empresa X no valor correto, porém a razão social ele colocou a de uma empresa que não tinha nada a ver (inclusive essa empresa que não tinha nada a ver com a história é tributada pelo Lucro Real) , e essa mesma nota de prestação de serviços foi recebida pela moça do financeiro, que não percebeu essa diferença na razão social da empresa e pagou o valor devido ao técnico. Eu reconheci a despesa porque houve o desembolso, mas qual é a maneira mais correta p/ proceder neste caso?

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