x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.497

Importação de Mercadorias (Contabilização)

SAMUEL ALVES LISBOA

Samuel Alves Lisboa

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 08:51

Prezados (as), bom dia. Gostaria de ter a ajuda dos colegas para sanar uma dúvida. Trabalho com uma empresa de Lucro Presumido do ramo de autopeças, esse ano ela começou a importar e industrializar. No processo de importação ela me manda a FATURA COMERCIAL DO FORNECEDOR, que foi no valor de € 14.236,46, me manda também o DI, e me manda também o comprovante de pagamento dos impostos sobre a importação, que são (I.I R$ 9.267,35 + IPI R$ 7.030,74 + ICMS R$ 17.834,60 + COFINS R$ 6.051,99 + PIS R$ 1.195,16), o IPI e o ICMS ela recupera, porém o PIS e COFINS não. Além disso, ela paga um valor a Marinha Mercante (AFRMM) de R$ 172,56, há também pagamentos referente a armazenagem no Brasil, R$ 442,46 (há a NFS-e do prestador de serviço) e o comprovante de desembaraço no porto de santos, R$ 2.120,48 (há a NFS-e do prestador de serviço). Além de tudo isso, ela me manda também a NF-e de importação, que totalizou R$ 106.111,90, onde tenho destacado nela valor de IPI e ICMS. Gostaria da ajuda de vocês para contabilizar esta operação. Desde já obrigado.

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 21 julho 2017 | 19:48

Ola Samuel

Acredito que esta altura ja tenha solucionado a demanda.

Segue link que irá auxilia-lo na questão
http://www.tax-contabilidade.com.br/matTecs/matTecsIndex.php?idMatTec=338

fonte:
Tax Contabilidade. Importação de mercadorias e insumos (Area: Manual de Lançamentos Contábeis). Disponível em: http://www.tax-contabilidade.com.br/matTecs/matTecsIndex.php?idMatTec=338. Acesso em: 21/07/2017.

Daniel Alves
Contabilista

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.