x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 9

acessos 486

Conta Contábil

THIAGO L.

Thiago L.

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 8 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 09:02

Bom dia,

Estou começando agora no trabalho contábil, tenho uma duvida vamos fazer um reembolso a um cliente (produto que ele já pagou e não quer mais por isso ele está devolvendo) e não sei em qual conta contabil ele se encaixa, poderiam me ajudar.

Como contabilizar essa operação pois o temos que devolver o dinheiro da compra em depósito para o cliente

grato.

Welliton Cardoso

Welliton Cardoso

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 09:35

Bom dia,

talvez este link te ajude clique aqui


D – Devoluções de Vendas (Resultado)
C - Banco/ Caixa (Ativo Circulante)


3) Reversão do custo das mercadorias apropriado ao resultado:

D - Estoques (Ativo Circulante)
C - Custo das Mercadorias Vendidas (Resultado)

Welliton Cardoso
CRC 109750/O
SAG Assessoria Contábil
Contabilidade/Fiscal
mail/skype: [email protected]
Diangelis Brandt

Diangelis Brandt

Prata DIVISÃO 3, Supervisor(a) Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 09:43

Boa dia,

Você deve fazer o estorno do lançamento, mediante nota de devolução de compra (conforme você citou).

Exemplo de lançamento:

D - Caixa ou bancos (cliente recebendo)
C - Estoque (ativo) ou Material de Uso e Consumo (despesa - vai depender do que está devolvendo)

Espero ter ajudado
Bom trabalho!

"Sozinho, você vai mais rápido... juntos, vamos mais longe!"

“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração como para o Senhor e não para homens” (Colossenses 3:23)
Welliton Cardoso

Welliton Cardoso

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 09:48

Ambas contas são devedoras,

-a conta Custo de mercadorias será creditada para dar entrada do produto no estoque (estorno, cancelamento da venda);
-a conta Duplicatas a receber será creditada para extinguir o valor que se tem a receber do seu cliente (caso a venda seja feita a prazo), quando a venda for a vista e ocorreu a devolução será creditada a conta Banco/Caixa (ativo - devedora) na data do depósito ao cliente.

Welliton Cardoso
CRC 109750/O
SAG Assessoria Contábil
Contabilidade/Fiscal
mail/skype: [email protected]
THIAGO L.

Thiago L.

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 8 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 10:03

O meu problema maior é no cadastro do fornecedor, quando temos uma devolução para cliente temos que cadastra-lo como fornecedor, e no campo conta contábil do mesmo estou em duvida do que devo colocar.

THIAGO L.

Thiago L.

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 8 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 10:48

na verdade estamos cadastrando em um ERP que futuramente terál igação com um módulo contábil que usará as informações do mesmo ERP para fazermos a contabilização dos débitos e créditos.

por isso minha duvida já tenho que fazer o cadastro com a visão que futuramente teremos que contabilizar internamente.

Welliton Cardoso

Welliton Cardoso

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 18 agosto 2016 | 11:04

Trabalhei com um ERP com módulos integralizados, não tive este tipo de problemas, em pensar num cadastro divergente da lógica contábil para ficar correto, sugiro que faça treinamento ou entre em contato com o suporte do ERP para te passarem informação de como deve ser cadastrado no seu sistema.

Welliton Cardoso
CRC 109750/O
SAG Assessoria Contábil
Contabilidade/Fiscal
mail/skype: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.