x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 661

Diogo Henrique Bertuci

Diogo Henrique Bertuci

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 23 agosto 2016 | 17:39


Boa Tarde.

Tenho uma duvida.

Estou abrindo um empresa individual, e a média de faturamento e mais ou menos de R$ 20.000,00 por mês, ele pagando todos os encargos ele poderia retirar o restante do salto como pró labore ?

Caso o titular faça sua retirada do saldo remanescente todo mês, tenho que fazer o encerramento do exercício todo mês ou por trimestre ?

Obrigado pela ajuda.

Diogo

MARIO V. DIAS

Mario V. Dias

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2016 | 17:13

Diogo,

Em complemento as informações do colega Sidney, devo esclarecer alguns outros fatores:
1 - Que tipo de tributação está enquadrada a empresa? Simples, Lucro Presumido ?
Por exemplo: se você retirar o pró-labore de 10.000,00 mensal numa empresa Simples, você terá além de 11% do INSS (respeitado o teto), o IR conforme a tabela.
2 - Se for numa empresa do Lucro Presumido, você terá além dos 11% mais 30% (aproximadamente) e ainda o IR.
Desta forma sugiro que você retire mensalmente um valor viável para sua manutenção e as possíveis sobras retire como lucro. Não esqueça que para retirada de lucro, sem tributação, deve haver contabilidade regular.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.