x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 548

Certficado Digital

Daniel Soares de Carvalho Rocha

Daniel Soares de Carvalho Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2016 | 15:56

Boa tarde, meu nome é Daniel e sou contador, estou começando agora na áera, possuo CRC ativo e estou tirando meu certificado digital com a finalidade de fazer levantamento das dívidas de alguns clientes que ja tenho, parcelamentos, recuperar recibos e os demais serviços.
Tenho duas dúvidas e gostaria que os colegas me ajudassem se possível.

1º Qual o certificado mais apropriado para a finalidade que ressaltei acima?
2º Tendo o certificado em mãos, como procedo para ter acesso as informações dos meus clientes junto a Receita Federal?

Obrigado

Marcos Martins

Marcos Martins

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2016 | 16:53

Olá Daniel .

O Certificado mais indicado é o ''A1'' , que é instalado no servidor do escritório e na empresa, ligue em qlqr uma empresa que faz certificado que eles te informam mais detalhadamente , o certificado ''A3'' é aquele de cartão , mais barato , porem você terá que comprar um leitor de certificado digital , e toda hora inserir o cartão ,
A Partir do momento que você possuir o certificado, as informações sobre receita federal , você consegue pelo ECAC , é só pesquisar no Google ...

Att,


Marcos Braga


" O importante não é como se fala, e sim como as pessoas interpretam !''
Mauricio

Mauricio

Prata DIVISÃO 1
há 7 anos Quinta-Feira | 1 setembro 2016 | 17:05

Complementando as informações do Marcos Martins....

O certificado A1, poderá ser instalado em quantas máquinas se achar necessário, o certificado A3 apenas quem tem o cartão ou token poderá utilizar inserindo na máquina..

Particularmente eu prefiro o A1.


Referente ao acesso às informações dos seus clientes, caso os mesmo não possuam um certificado digital em nome deles, você poderá acessar pelo ECAC como procurador...

Para isso, deverá fazer uma procuração no site da receita federal, segue link clique aqui e após assinar, levar a procuração na receita federal para registro...

Lembre-se de verificar a documentação a ser enviada junto à procuração e se há necessidade de reconhecimento das assinaturas em cartório.

Após o registro, no site do ECAC, segue link clique aqui acessar com o seu certificado e alteração o perfil de acesso na parte superior para o CNPJ de seu cliente.


Lembrando: Algumas declarações exigem 2 assinaturas digitais, uma do empresário e uma do contador, poderá ser a mesma desde a procuração esteja registrada na receita federal.
Também algumas declarações exigem assinatura do E-CPF e não do E-CNPJ...
Favor verificar...

Marcos Martins

Marcos Martins

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 2 setembro 2016 | 11:40

Muito Bom Mauricio , complementou e muito a minha resposta .
Pois então Daniel , segue as dicas .

Att,


Marcos Braga


" O importante não é como se fala, e sim como as pessoas interpretam !''

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.