x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 32.090

Contabilização - MEP

Pedro Bastos

Pedro Bastos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 6 setembro 2016 | 14:14

Boa tarde,
gostaria de compreender se os lançamentos abaixos estão corretos para a contabilização de investimentos pelo Método de Equiv. Patrimonial (MEP):

Reconhecimento do investimento

D- Investimentos (ATIVO )
C- Disponibilidades (ATIVO )

Pelo reconhecimento dos dividendos a receber

D- Disponibilidades (ATIVO)
C- Investimentos (ATIVO)


Na verdade, esse é o procedimento que tenho lido em algumas literaturas, mas não consigo compreender o motivo de fazê-lo, ao passo que se toda vez que houver dividendos a receber de uma investida, teríamos que creditar a conta INVESTIMENTOS. Isso me causa estranheza, pois em algum momento, dessa forma, o investimento acabaria sendo ZERADO no ativo.

Alguém pode tirar essa dúvida, por favor?

Pedro Bastos
CRC RJ 125979-O

"O universo conspira a favor de quem não conspira contra ninguém." (Flávia Brito)

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 6 setembro 2016 | 14:56

Pedro

Este lançamento ocorre porque no MEP, os investimentos são atualizados de acordo com o PL da investida. Sendo assim, se a investida tem lucro, seu PL aumenta, logo o saldo da conta de investimento aumentará na mesma proporção.

A distribuição de lucros, por sua vez, nada mais é do que a conversão deste valor aumentado de investimento para disponibilidades, logo para refletir isto, devemos aumentar a disponibilidade e diminuir o investimento, até porque a distribuição irá gerar diminuição no PL da investida, atualizando para baixo o valor de investimento. Veja nos lançamento como fica

Pelo investimento

D- Investimentos (ANC)
C- Disponibilidades (AC)
10.000,00

Pela atualização devido ao resultado da investida
D - Investimentos(ANC)
C - Ganhos de Equivalencia Patrimonial(CR - Receita)
1.000,00

Pela distribuição do lucro para a investidora

D- Disponibilidades (AC)
C- Investimentos (ANC)
1.000,00

Espero ter ajudado

Att.



Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Pedro Bastos

Pedro Bastos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 6 setembro 2016 | 15:08

Rodrigo, obrigado pela resposta. Ficou mais claro pra mim.
Mas deixa eu questionar o seguinte:
Nas atualizações periódicas do investimento, o percentual do MEP poderá ser aplicado sobre o lucro ou prejuízo apurado pela empresa investida?

Exemplo:

PERCENTUAL DE PARTICIPAÇÃO NA INVESTIDA: 50%
LUCRO APURADO NA INVESTIDA: R$1.000,00
DIVIDENDOS A PAGAR: R$700,00

RECONHECIMENTO DO INVESTIMENTO

D- INVESTIMENTOS
C- RECEITA DE EQUIV. PATR. 500,00

RECONHECIMENTO DOS DIVIDENDOS A RECEBER

D- DISPONIBILIDADES R$350,00
C- INVESTIMENTOS R$350,00


Estou certo?

Pedro Bastos
CRC RJ 125979-O

"O universo conspira a favor de quem não conspira contra ninguém." (Flávia Brito)

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 6 setembro 2016 | 15:31

Pedro Bastos

Sim, note que em minha fala na postagem anterior eu disse "(...)se a investida tem lucro, seu PL aumenta, logo o saldo da conta de investimento aumentará na mesma proporção.",

Ou seja, se a investidora investiu metade do capital, a conta investimento aumentará em 50%. Raciocínio perfeitamente correto

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Pedro Bastos

Pedro Bastos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Terça-Feira | 6 setembro 2016 | 17:11

Obrigado, Rodrigo!!!
Um abraço!

Pedro Bastos
CRC RJ 125979-O

"O universo conspira a favor de quem não conspira contra ninguém." (Flávia Brito)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.