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Apuração IRPJ e CSLL para Lucro Real Trimestral

Cristina Carvalho

Cristina Carvalho

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Terça-Feira | 13 setembro 2016 | 16:27

Boa Tarde,

Estou fazendo um estudo tributário para passar do Simples para o Lucro Real, então, analisando tributo por tributo em suas apurações.
Gostaria da ajuda de vocês quanto à apuração do IRPJ e CSLL, embora eu saiba o raciocínio para os cálculos, estou com dúvidas quanto às receitas e as Despesas dedutíveis...

Montei a seguinte simulação

Janeiro Fevereiro Março
Receita Bruta (+) R$ 300.000,00 R$ 400.000,00 R$ 350.000,00
Doações, Brindes, Amostra grátis (+) R$ 200,00 R$ - R$ 150,00
Juros Obtidos(+) R$ 250,00 R$ 100,00 R$ -


Subtotal R$ 300.450,00 R$ 400.100,00 R$ 700.550,00

Total das Receitas no trimestre: R$ 1.401.100,00

Devoluções (-) R$ - R$ - R$ -
Despesas Administrativas (-) R$ 200,00 R$ - R$ 150,00
Despesas Operacionais (-) R$ 32.000,00 R$ 30.000,00 R$ 33.000,00


Subtotal R$ 32.200,00 R$ 30.000,00 R$ 62.200,00

Total das Despesas no Trimestre: R$ 124.400,00

Base de Cálculo R$ 1.276.700,00 Base de Cálculo R$ 1.276.700,00
IRPJ (15%) R$ 191.505,00 CSLL (9%) R$ 114.903,00
Excedente(ultrapasse 60.000,00) R$ 131.505,00
Adicional IRPJ (10%) R$ 13.150,50 R$ -
IRPJ à Pagar R$ 204.655,50 CSLL à Pagar R$ 114.903,00

Parc. 1/3 R$ 68.218,50 Parc. 1/3 R$ 38.301,00
Parc. 2/3 R$ 68.218,50 Parc. 2/3 R$ 38.301,00
Parc 3/3 R$ 68.218,50 Parc 3/3 R$ 38.301,00

*Em despesas Administrativas, estou considerando as despesas bancárias e juros pagos
Em despesas Operacionais, estou considerando fretes

Pergunta 1: Posso acrescentar como despesa operacional os gastos com combustíveis, uma vez que já me utilizei deles para crédito de PIS e Cofins?
Pergunta 2: Há mais alguma despesa que posso utilizar para deduzir da base de cálculo?
Pergunta 3: Quão perto estou de uma apuração correta?

Agradeço



Ser sábio, é saber dividir conhecimento.
SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 8 anos Terça-Feira | 13 setembro 2016 | 21:40

Montei a seguinte simulação

Janeiro Fevereiro Março
Receita Bruta (+) R$ 300.000,00 R$ 400.000,00 R$ 350.000,00. ?????/
Doações, Brindes, Amostra grátis (+) R$ 200,00 R$ - R$ 150,00
Juros Obtidos(+) R$ 250,00 R$ 100,00 R$ -


Subtotal R$ 300.450,00 R$ 400.100,00 R$ 700.550,00 . ??????? NÃO É 350.000,0 no mês 03?

Total das Receitas no trimestre: R$ 1.401.100,00 .??????

Devoluções (-) R$ - R$ - R$ -
Despesas Administrativas (-) R$ 200,00 R$ - R$ 150,00
Despesas Operacionais (-) R$ 32.000,00 R$ 30.000,00 R$ 33.000,00


Subtotal R$ 32.200,00 R$ 30.000,00 R$ 62.200,00 . Tá difícil entender seus nºs33mil ou 62mil?

Total das Despesas no Trimestre: R$ 124.400,00

Base de Cálculo R$ 1.276.700,00 Base de Cálculo R$ 1.276.700,00
IRPJ (15%) R$ 191.505,00 CSLL (9%) R$ 114.903,00
Excedente(ultrapasse 60.000,00) R$ 131.505,00. ERRADO- 1276.700,00-60.000,00 = 1.216.700,00* 10% = 121.670,00
Adicional IRPJ (10%) R$ 13.150,50 R$ - ERRADO
IRPJ à Pagar R$ 204.655,50 CSLL à Pagar R$ 114.903,00 . IR a pagar 121.670,00+191.505,00 = 313.175,

Parc. 1/3 R$ 68.218,50 Parc. 1/3 R$ 38.301,00
Parc. 2/3 R$ 68.218,50 Parc. 2/3 R$ 38.301,00
Parc 3/3 R$ 68.218,50 Parc 3/3 R$ 38.301,00

*Em despesas Administrativas, estou considerando as despesas bancárias e juros pagos, OK
Em despesas Operacionais, estou considerando fretes.OK

Pergunta 1: Posso acrescentar como despesa operacional os gastos com combustíveis, uma vez que já me utilizei deles para crédito de PIS e Cofins? Sim.
Pergunta 2: Há mais alguma despesa que posso utilizar para deduzir da base de cálculo? Todas as despesas necessárias para obtenção da receita, com exceção das listadas na lei 9430/96
Pergunta 3: Quão perto estou de uma apuração correta? Bem, hum....

obs. 1- as despesas com brindes não são dedutíveis.
2- Onde estão os custos das mercadorias ou dos produtos vendidos?
3- se houverem maquinas, equipamentos, etc, podem ser deduzidas as depreciações



Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 8 anos Quarta-Feira | 14 setembro 2016 | 07:54

bom dia,

A base de calculo no Lucro Real é o lucro contábil +/- ajustes (adições e exclusões) = Lucro Fiscal que a base de calculo do IR/CS.

Acredito que o Lucro Real anual é mais vantajoso do que o Lucro Real Trimestral.

Att.
Anderson Kolera Silva
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Cristina Carvalho

Cristina Carvalho

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Escrita Fiscal
há 8 anos Quarta-Feira | 14 setembro 2016 | 08:48

Me desculpe Salvador.

Eu copiei e colei as informações da planilha do excel e por mais que eu tenha ajustado as colunas na edição da mensagem, ao enviar ela perdeu os ajustes.

os três valores a que você questiona é referente ao mês

Subtotal R$ 32.200,00 (JANEIRO) R$ 30.000,00 (FEVEREIRO) R$ 62.200,00 (MARÇO). Tá difícil entender seus nºs33mil ou 62mil?
( Total das despesas no trimestre (124.400,00)

Quanto ao CMV...falhei e realmente me esqueci de acrescentar...vou fazer as alterações...

Muito obrigada pelas dicas.

Ser sábio, é saber dividir conhecimento.

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