x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 9.676

venda de mercadoria - entidade sem fins lucrativos

EDINEIA CLAUDIA BELLEI

Edineia Claudia Bellei

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 15 setembro 2016 | 17:57

Ola
Tenho uma entidade sem fins lucrativos cnae 94.30-8-00, ela esta com um projeto que recolhe oleo de cozinha utilizado e através dele
faz sabão .
Eles querem vender esse sabão para arrecadar fundos para a manutenção da entidade,e ja tem publico p/ vender, mas a venda de mercadoria nao consta em seu estatuto nem cnpj.
Ela pode fazer nota fiscal de venda destes sabões ou ela perde a imunidade e isenção com esta atividade ?
Obrigada

GILBERTO OLGADO
Moderador

Gilberto Olgado

Moderador , Contador(a)
há 8 anos Sexta-Feira | 16 setembro 2016 | 09:15

Bom dia Barbara Meneghetti !

Entidades sem fins lucrativos não são empresas com fins comerciais registradas na Junta Comercial, seus atos são registrados no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas, veja abaixo o conceito no link:
clique aqui

Edineia Claudia Bellei , sobre esse assunto, pesquise no Fórum pois tem muitos tópicos sobre o assunto, até mesmo sobre ONGs, vou indicar um link do Forum, mas pode pesquisar mais que vai encontrar muito mais sobre o assunto:
aqui

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
EDINEIA CLAUDIA BELLEI

Edineia Claudia Bellei

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 19 setembro 2016 | 08:17

Bom dia

Obrigada pela atenção.
Sim as entidades são registradas em cartório.
lí as postagem do fórum sobre as entidades/ONG e tem outros casos onde a venda não seria legal.
Entrei em contato com o Fazenda Estadual de SC e o atendente me informou que a entidade não pode emitir nota de venda e nem fazer vendas pois ela perde a isenção dela....na Receita federal a atendente me orientou a arrumar um terceiro que fabricasse o sabão e emitisse a nota......o ''lucro'' seria depositado p/ a entidade como doação deste terceiro.
Estou fazendo mais consultorias p/ ver mais opiniões.
Obrigada desde ja.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.