x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 451

Revenda de Ativo Imobilizado - Depreciação

Jeferson Eduardo

Jeferson Eduardo

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Administrativo
há 7 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2016 | 12:52

Olá,

Sou estudante da 2ª fase do curso de Ciências Contábeis, e tenho uma dúvida referente a Depreciação, vou tentar exemplificar minha dúvida em um pequeno problema.

Uma empresa comprou um veículo em Outubro de 2015, valor de aquisição 33.000,00, vida útil do bem 5 anos, taxa de depreciação 20% a.a, mas a empresa que comprou o veículo novo, decidiu vende-lo para uma outra empresa, este veículo foi vendido em Setembro de 2016, ou seja a primeira empresa depreciou este bem durante 12 meses. Minha dúvida é, a empresa que comprou este Ativo Imobilizado, ela vai continuar depreciando o bem?

Se possível base legal.

Marcilon Farias de Lima Junior

Marcilon Farias de Lima Junior

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 21 setembro 2016 | 13:00

Olá boa tarde meu caro.

Sim, continua depreciando pelo período restante.

Exemplo:
Compra do veiculo por R$20.000,00
Depreciação referente a um ano R$ 4000,00.

Na hora da venda se faz depreciação para saber o valor atual do bem, e assim apurar se houve perda ou ganho.

A empresa que adquirir o bem, continuará depreciando o veiculo porém, pelos 4 anos restantes.

A base legal, se eu não me engano você encontra no CPC 27 que trata dos ativos imobilizados.

Marcilon Júnior

"Gente grande de verdade, sabe que é pequeno e por isso cresce."
(Mario Sergio Cortella)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.