x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 40

acessos 41.795

Ativo Imobilizado

Leandro Azevedo Silva

Leandro Azevedo Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 25 maio 2009 | 10:55

Ola,

Estou com duvida na contabilização de locação de bem para o ativo imobilizado.

Meu cliente fez a locação de um veiculo por 2 anos. Eu devo incorporar esse bem no meu ativo, o mesmo sofrera depreciação? ??

Como seria a contabilização dessa locação, uma vez que o seu vencimento é no dia 1 de cada mes.

D - Despesa antecipada com aluguel (AC)
C - Caixa (AC)

no final do mes

D- Despesa com Aluguel (DR)
C- Despesa antecipada com alguel (AC)

Meu lançamento esta correto.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 25 maio 2009 | 15:00

Boa tarde Leandro Azevedo!

Meu cliente fez a locação de um veiculo por 2 anos. Eu devo incorporar esse bem no meu ativo, o mesmo sofrera depreciação? ??

Serão contabilizados na conta Ativo Imobilizado da empresa, na sub conta Veículos, todos os veículos de propriedade da empresa, utilizados pelo pessoal do departamento administrativo, de vendas, ou de transporte.
Como a empresa está simplesmente locando um bem móvel de uma outra empresa, ela deverá efetuar o lançamento especificando que este bem em poder da empresa é de propriedade de terceitos.
Exemplo:
D - Ativo Imobilizado de Propriedade de Terceiros (AC)
C - Fornecedores à Pagar (PC)

Neste caso, a depreciação será feita pela empresa proprietária do veículo, e não por sua empresa.
Sua empresa apenas irá ter a despesa com o pagamento do aluguel do veículo.

Como seria a contabilização dessa locação, uma vez que o seu vencimento é no dia 1 de cada mes

Isto dependerá da forma do pagamento contratado, ou seja, o pagamento é antecipado ou postecipado.
Melhor dizendo, dia primeiro, você paga o aluguel referente o mês passado (que já usou o veículo) ou do mês que vai vencer (irá usar o veículo).

Se for pagamento postecipado, os lançamentos serão:
Digamos que a empresa usou o carro em 04/2009 e pagou o aluguel no dia 01/05/2009:
Pelo reconhecimento da despesa no mês 04/2009:
D - Despesa com alugueis (CR)
C - Fornecedores à pagar (PC)

Pelo pagamento do aluguel no dia 01/05/2009:
D - Fornecedores à pagar (PC)
C - Caixa ou Bancos conta com movimentação (AC)

Agora, se for com pagamento antecipado, não precisa fazer o reconhecimento da despesa, já que o pagamento e o "fato gerador" será no mesmo mês/período. Desta forma, os lançamentos serão:
D - Despesa com alugueis (CR)
C - Caixa ou Bancos conta com movimentação (AC)


Nota:
AC - Ativo Circulante
PC - Passivo Circulante
CR - Contas de Resultado

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Leandro Azevedo Silva

Leandro Azevedo Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 26 maio 2009 | 10:02

ola,
obrigado pela força, mas ainda me resta uma duvida.

Serão contabilizados na conta Ativo Imobilizado da empresa, na sub conta Veículos, todos os veículos de propriedade da empresa, utilizados pelo pessoal do departamento administrativo, de vendas, ou de transporte.
Como a empresa está simplesmente locando um bem móvel de uma outra empresa, ela deverá efetuar o lançamento especificando que este bem em poder da empresa é de propriedade de terceitos.
Exemplo:
D - Ativo Imobilizado de Propriedade de Terceiros (AC)
C - Fornecedores à Pagar (PC)

Neste caso, a depreciação será feita pela empresa proprietária do veículo, e não por sua empresa.
Sua empresa apenas irá ter a despesa com o pagamento do aluguel do veículo.


neste caso eu devo fazer a contabilização pelo valor venal do bem, ou pelo valor firmado no contrato de locação do veiculo????

Editado por Leandro Azevedo Silva em 26 de maio de 2009 às 10:09:56

SANDRO BR

Sandro Br

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 3 junho 2010 | 07:23

caros colegas,
comecei a fazer a contabilidade p/uma pequena transportadora (frete/entrega de mercadorias p/distribuidor alimentos) e estou com uma duvida, ela foi aberta com apenas 5mil de capital agora em jan10, fatura em media 8mil/mes. Seu proprietario ganhou de sua mae um caminhao no vlr de 50mil, que estava em nome dela, porem devido a NAO ter movimento de caixa, como passa-lo para a empresa? informacao complementar: ano passado ele fez sua contabilidade PF e sua mae esta como dependente e o veiculo lá foi mencionado.

Phellipe Fernandes

Phellipe Fernandes

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 16 junho 2010 | 13:29

Olá, a Empresa onde trabalho quer doar 8 Monitores (CRT), que já foram depreciados na contabilidade. Devo tirar uma Nota de "Doação de Imobilizado" ou "Outras Saídas", posso colocar um valor irrisório? Destaco o ICMS e pago. Está certo o procedimento.

Mas uma pergunta. Os monitores foram na época de instalação da Distribibudora, 7 anos atrás. Achei algumas Notas fiscais de Aquisição (do Mesmo), é util?!

Como devo proceder?

Abraços

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 18 junho 2010 | 16:28

Boa tarde, Maria Zizelda


Bem-vinda ao Fórum Contábeis.

Gostaria de tirar uma dúvida sobre compra de ativo.
Um dos sócios que possui 50% do capital, vendeu para a empresa um caminhão no valor de 100.000,00.
Como eu daria entrada deste caminhão na contabilidade.

Não importa se a empresa comprou o veículo de um sócio que tenha 50% de participação no capital ou qualquer outra proporção, ou se o veículo foi comprado de uma concessionária ou garagem, e sim, que está sendo adquirido um veículo para o ativo imobilizado, somente isto.

Sugiro que a empresa emita uma nota fiscal de entrada, e a contabilização será aquela de praxe, conforme o seguinte exemplo usando contas genéricas, lembrando que o seu plano de contas deve ser respeitado:

1 - Pagamento a Vista:
D) Veículos
C) Caixa ou Bancos
R$ 100.000,00

2 - Pagamento parcelado
D) Veículos
C) Promissórias a pagar
R$ 100.000,00

Nota:
Se o pagamento for a prazo e dependendo do número de parcelas, devem ser respeitados os critérios de circulante e não circulante (exigível a longo prazo).


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 18 junho 2010 | 16:46

Boa tarde, Phellipe


Seu pensamento está correto, inclusive sobre o valor simbólico, e CFOP ideal da NF (que é obrigatória na saída) seria:

5.910 ou 6.910: Remessa em bonificação, doação ou brinde
(Classificam-se neste código as remessas de mercadorias a título de bonificação, doação ou brinde)

Sobre as notas fiscais encontradas, que já têm 7 anos, vale dizer que elas já estão prescritas, e nada mais valem.


Bom trabalho

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Tita

Tita

Prata DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 13 anos Segunda-Feira | 26 julho 2010 | 11:18

Bom dia!

Tenho duvida sobre a imobilização de FILTRO/PURIFICADOR DE AGUA, TOLDOS , CONDICIONADORES DE AR e ...alguem pode me ajudar por favor

1. A empresa que trabalho comprou um PURIFICADOR DE AGUA no valor de 612,00 , em que conta do imobilizado devo lançar? seria moveis e utensilios ou instalações??

2. A empresa comprou tb TOLDOS no valor de 2000,00 para usar no feirão de veiculos que será feito em um terreno afastado daqui, enfim, a minha duvida é: esses Toldos em que conta devo lançar , seria imobilizado tb??

3. Ar condicionado e moveis e utensilios ou intalações??

obrigada

"Quando você tem que fazer uma escolha e você não faz, isto já é uma escolha."
Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 10 agosto 2010 | 09:28

Savana Roberta Gobetti Ducci.

Olá,
Estou com a seguinte situação:
Empresa lucro real adquiriu terreno em moeda estrangeira em 36 parcelas.
Preciso atualizar a variação monetária só da dívida ou do imobilizado também? Como é feita esta contabilização?

Desde já agradeço.


Muito bom dia.

Reza o Principio de Contabilidade "Principio do Registro pelo Valor Original" (grifos meus)

Este principio reza que os elementos patrimoniais devem ser registrados pelo valores origianados nas transações com os agentes externos a entidade e em moeda corrente do País, não se elevando em conta os valores futuros de entradas ou de saidas.

Qualquer variação patrimonial deverá ser reconhecida no momento de sua ocorrência e não do momento da entrada dos elementos patrimoniais.

Quando as transações forem realizadas em moedas estrangeiras as mesmas deverão ser convertidas para a moeda corrente em nosso país para a efetivação de seu registro contabil.

Sds.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Verissimo Lomba Oliveira

Verissimo Lomba Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 10 agosto 2010 | 09:53

Bom dia amigos!!
Uma empresa (Optante pelo Simples Nacional) adqueriu um veiculo atraves do leasing e, os pagamentos das parcelas foram lancados direto na despesa, agora finalizou-se as prestacoes: A Duvida é: Como faco agora o lançamento no Ativo Imobilizado? Qual será a contra-partida, ja que as despesas foram zeradas anualmente?

Abracos

Verissimo Lomba

"Aqui se aprende muito mais"
LEILA LOPES DE MIRANDA

Leila Lopes de Miranda

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 13 anos Terça-Feira | 10 agosto 2010 | 10:24

bom dia, quero postar uma pergunta, mas não sei como, acho que aqui é de resposta.
mas minha dúvida é a seguinte. Meu cliente comprou uma série de peças para construir uma máquina de tratamento de óleo, como faço para lançar essa máquina no meu ativo imobilizado? ou devo lançar as peças e depreciá-las?

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 10 agosto 2010 | 10:55

Bom dia Verissimo Lomba Oliveira!


Para entender melhor sobre a contabilização de Leasing, faz-se necessário você cumprir uma das determinações constantes nas Regras do Fórum e fazer uma Oculto964%3A18hu4kk47ep&q=CONTABILIZAR+LEASING&siteurl=www.forumcontabeis.com.br%2Fler_forum.asp%3Fid%3D2" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">pesquisa sobre o assunto.


Desta forma, certamente encontrará esta postagem ou esta outra, onde temos as informações sobre a correta forma de contabilizar os contratos de leasing.


Persistindo as dúvidas, volte a postar.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
vanice de oliveira

Vanice de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 14 setembro 2010 | 11:03

Empresa prestadora de serviços fará doação para uma igreja de um aparelho de ar condicionado usado.
O valor residual é de R$81,66
Pesquisei e estudei outros topicos sobre venda.Desculpem ainda tenho duvidas até porque nao é uma venda e nem tem ganho nem perda.
Me ajudem no lançamento de baixa?

Que documento posso emitir para baixar esse valor na contabilidade já que a empresa só emite notas de prestação de serviços?

Podem me ajudar por favor?

MARIA ZIZELDA DA SILVA

Maria Zizelda da Silva

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 13 anos Quarta-Feira | 15 setembro 2010 | 07:43

Bom dia a todos!!

Por favor, necessito que um esclarecimento, na empresa em que trabalho ocorreu um roubo de equipamentos equipamentos, tenho portanto que dar a baixa no ativo, como devo proceder, tenho que emitir alguma nota para fazar a baixa?

Grata,
Zizelda

juliano morais detoni

Juliano Morais Detoni

Iniciante DIVISÃO 4, Gerente Financeiro
há 13 anos Quarta-Feira | 15 setembro 2010 | 10:19

Bom dia Sr. Ricardo C.Gimenez

Por favor como faço para dar baixar em um ativo imobilizado que foi reavaliado.

Exemplo:

Comprei um Ativo por 1.000,00
Depreciei o mesmo em 100,00

Sua reavaliação foi 1.500,00

Vendi o mesmo por 2.200,00

Como faço os lançamentos contabeis da baixa deste ativo (inclusive a reavaliação) ?

DALVA PIRADELIS

Dalva Piradelis

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 9 agosto 2011 | 15:43

Boa tarde

Gostaria de saber se algum dos amigos online poderia me ajudar num lançamento do ativo.
Tenho um cliente pessoa fisica equiparada a juridica que recebeu uns terrenos como herança em jan/2011 no vr R$ 20.000,00 cada e agora esta vendendo por R$ 60.000,00 cada quias lançamentos irei fazer?
Desde ja agradeço.

Juliana Bester

Juliana Bester

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 25 agosto 2011 | 15:17

Boa Tarde Amigos,

Estou com uma dúvida, entrei na empresa a pouco! Estou fazendo a conciliação de contas! fiz a pedido da empresa um levantamento do ativo imobilizado e descobri que 1 dos carros que consta na contabilidade já foi vendido a 1 ano. Pergunto como faço agora, posso fazer uma NF de venda do imobilizado sem problema? quais lançamento devo fazer para essa venda?

Desde já agradeço

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.