x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 5.105

Desconto de duplicatas vs. duplicatas em cobrança vinculada

Lucas Baldichia

Lucas Baldichia

Iniciante DIVISÃO 3, Engenheiro(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 26 setembro 2016 | 17:35

Olá pessoal! Tudo bom?
Antes de mais nada, deixa eu me apresentar bem brevemente, já que sou membro novato.... :) Me chamo Lucas, sou engenheiro químico de formação, mas já venho estudando contabilidade por conta própria há um tempinho. Minha base é bem limitada, então se puderem me ajudar respondendo em português mesmo (não em contadorês, agradeço... hahaha). Sou grato por qualquer ajuda que aqui postarem :)

Estava dando uma olhada na parte de operações com duplicatas e fiquei na dúvida com relação à diferença entre: a) desconto de dupliacatas e b) cobrança caucionada (vinculada) de duplicatas. Qual a vantagem de uma em relação à outra? Quando uma empresa usaria uma ou outra?

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 8 anos Terça-Feira | 27 setembro 2016 | 21:31

Só para espairecer em Contaguês.

As duplicatas descontadas são transferidas para o agente financeiro que cobra antecipadamente os custos e tributos antecipadamente.
As duplicatas descontadas por saírem da propriedade do emitente são contabilizadas como redução da conta de duplicatas a receber.

A cobrança caucionada é um empréstimo que o banco faz à empresa por um período determinado ( geralmente 6 meses) e como garantia deste empréstimo o emitente oferece as duplicatas em geral correspondente à 120% do empréstimo.
À medida que as duplicatas vão sendo pagas o banco transfere o valor para o emitente desde que este entregue novas duplicatas e assim sucessivamente.

Lucas Baldichia

Lucas Baldichia

Iniciante DIVISÃO 3, Engenheiro(a)
há 8 anos Terça-Feira | 27 setembro 2016 | 23:22

Oi Salvador!
Muito obrigado pela ajuda!