x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 5.105

Desconto de duplicatas vs. duplicatas em cobrança vinculada

Lucas Baldichia

Lucas Baldichia

Iniciante DIVISÃO 3, Engenheiro(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 26 setembro 2016 | 17:35

Olá pessoal! Tudo bom?
Antes de mais nada, deixa eu me apresentar bem brevemente, já que sou membro novato.... :) Me chamo Lucas, sou engenheiro químico de formação, mas já venho estudando contabilidade por conta própria há um tempinho. Minha base é bem limitada, então se puderem me ajudar respondendo em português mesmo (não em contadorês, agradeço... hahaha). Sou grato por qualquer ajuda que aqui postarem :)

Estava dando uma olhada na parte de operações com duplicatas e fiquei na dúvida com relação à diferença entre: a) desconto de dupliacatas e b) cobrança caucionada (vinculada) de duplicatas. Qual a vantagem de uma em relação à outra? Quando uma empresa usaria uma ou outra?

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 8 anos Terça-Feira | 27 setembro 2016 | 21:31

Só para espairecer em Contaguês.

As duplicatas descontadas são transferidas para o agente financeiro que cobra antecipadamente os custos e tributos antecipadamente.
As duplicatas descontadas por saírem da propriedade do emitente são contabilizadas como redução da conta de duplicatas a receber.

A cobrança caucionada é um empréstimo que o banco faz à empresa por um período determinado ( geralmente 6 meses) e como garantia deste empréstimo o emitente oferece as duplicatas em geral correspondente à 120% do empréstimo.
À medida que as duplicatas vão sendo pagas o banco transfere o valor para o emitente desde que este entregue novas duplicatas e assim sucessivamente.

Lucas Baldichia

Lucas Baldichia

Iniciante DIVISÃO 3, Engenheiro(a)
há 8 anos Terça-Feira | 27 setembro 2016 | 23:22

Oi Salvador!
Muito obrigado pela ajuda!
A contabilização de ambas as operações em separado me parecem claras. Mas o que ainda me deixa em dúvida não é a parte do lançamento, mas acho que mais a parte relacionada à motivação, pela empresa, entre uma e outra. Pelo que eu entendi (e desculpa se falo alguma besteira aí no meio), uma empresa poderia muito bem, ao invés de colocar duplicatas em cobrança vinculadas, fazer o desconto de duplicatas de modo periódico, a fim de resolver seus problemas com capital de giro, não? Qual seria a grande vantagem da cobrança vinculada então? Os juros são menores? Sai mais barato para a empresa fazer isso do que ficar descontando duplicatas toda hora?? É isso?

Ismael Martins

Ismael Martins

Prata DIVISÃO 2
há 8 anos Quinta-Feira | 8 dezembro 2016 | 11:58

Pessoal, bom dia! Estou buscando ajuda quanto a desconto de Duplicatas também, mas como segue abaixo:
Preciso de ajuda de vocês quanto a um problema que estou tendo com duas empresas, ferem o princípio da Entidade, mas tenho que tentar resolver isso:
1) a empresa A, emite suas Notas Fiscais R$ 95.921,63
2) a empresa B troca esse título no mercado com o valor face de R$ 94.482,81 (95.921,63 - IRRF)
3) Descontos Financeiros incorridos R$ 3.961,00
4) Liquido recebido pela empresa B R$ 94,482,81 e repassado para a empresa A.

Não sei como resolver esse imbróglio, me ajudem! Se puderem.

grato

Ismael Martins
Norma Lucia Nobre

Norma Lucia Nobre

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 9 agosto 2017 | 10:30

Bom dia!
não estou conseguindo fazer lançamentos de duplicatas descontadas, segue abaixo:

1 - A empresa emite duplicatas e desconta com a empresa XX Bank Fomentos (operação) R$ 8.400,00
2 - XX Bank desconta Advalorem , ISS, IOF, IOF adicional , despesas txs bancárias, deposita na conta da empresa R$ 7.611,28

a empresa depois devolve esse valor para a empresa XX bank em parcelas.
Não posso lançar em duplicatas a receber porque não temos esse valor a receber e como lançar?

D - Banco R$ 7.611,28
C - XX Bank (ativo Circulante - redutora cliente) R$ 8.400,00
D - juros/encargos a pagar 776,52
D - despesas bancárias Banco 12,20

Pagamento para XX Bank
D - XX bank
C - Banco

Está correto esses lançamentos? abri essa conta XX Bank operação fomento no ativo (credora).

Obrigada

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 9 agosto 2017 | 16:14

Ola Lucas

Realmente o desconto de duplicatas esta vinculado ao capital de giro que a empresa necessita, mas sabemos que o mercado financeiro brasileiro possui várias taxas de desconto dependendo da instituição. Particularmente as empresas que utilizam deste tipo de operação não são bem visto no mercado.

Ola Ismael Martins
Se as duvidas são os lançamentos, vamos lá. Pelo que entendi os registro devem ser efetuados na empresa A , ja que a B é uma instituição financeira, certo?

1) a empresa A, emite suas Notas Fiscais R$ 95.921,63
D - Clientes/duplicatas a receber
C - Receitas

D - Banco
C - Clientes/duplicatas a receber 94.462,81

2) a empresa B troca esse título no mercado com o valor face de R$ 94.482,81 (95.921,63 - IRRF)

D - IR retido s/ duplicatas
C - Clientes/duplicatas a receber

3) Descontos Financeiros incorridos R$ 3.961,00
D - Despesas Financeiras
C - Clientes/duplicatas a recebe R$ 3.961

4) Liquido recebido pela empresa B R$ 94,482,81 e repassado para a empresa A.
Tem alguma coisa errada aqui o repasse para de B para A deve ser ( 95.921,63-IR-3.961) se não a conta não fecha mesmo, verifique com a empresa B se está repassando correto, pois nos lançamento acima a conta de clientes/duplicatar tem que zerar no final

[

Daniel Alves
Contabilista

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.