x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.514

lançamento CMV

SOLANGE GANDRA ROCHA

Solange Gandra Rocha

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2016 | 14:16

Boa Tarde.


Tenho uma empresa que existe no mercado a anos e nunca se fez o balanço, por isso para realizar o balanço a partir de agora, como faço a baixa de estoque sendo que eu não tenho o estoque inicial da empresa?


O lançamento a realizar seria CMV: EI+Compras - estoque final.



Obrigado

Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 30 setembro 2016 | 15:06

Solange Gandra Rocha, boa tarde. Tudo bem?

Pelo visto a empresa não possui nem mesmo controle de estoques, correto?

Quando o controle de estoques é periódico e não permanente, temos que:

CMV = EI + C - EF

Na ausência de alguma dessas informações juntamente com a inexistência das demonstrações contábeis se torna extremamente trabalhoso essa apuração. Pois o único meio é apurar todos as mercadorias que saíram e com base nas notas fiscais de compra verificar qual o preço de custo.
Mas mesmo assim a prática poderia ser questionável, pois o CMV é composto por mais elementos além das mercadorias.

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
Mauricio

Mauricio

Prata DIVISÃO 1
há 7 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2016 | 13:39

Eu faria uma contagem e uma avaliação no patrimônio e registraria um balanço de abertura. A partir desse ponto lançaria as devidas informações contábeis corretamente, já que você comentou que a empresa nunca apurou balanço.

BRUNO ANDRADA

Bruno Andrada

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 3 outubro 2016 | 15:19

Boa tarde Solange,

eu faria da seguinte forma para encontrar o estoque inicial a partir de agora, já que a empresa nunca fechou balanço. Você poderia começar pegando as notas de compra de um referido mes que vc deseja começar e confrontar com as saídas do mes, portanto, o que restar pode-se considerar como estoque final, esse estoque final pode ser considerado, caso a empresa não tenha um sistema de controle de estoque.

Eu começaria dessa forma.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.