x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 4.051

Ajuste Conta Banco

GISELE R. BORGHI

Gisele R. Borghi

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 5 outubro 2016 | 15:13

Ola
Pessoal, estou com uma duvida, no ano de 2015 a empresa nos enviou o extrato bancario, mas agora em 2016 foi observado, que a conta bancaria, tambem obteve um deposito na conta poupança, mas esse deposito nao foi lançado em conta poupança, o extrato conta corrente, esta conciliado correto, minha duvida é seguinte, como faço agora para arrumar esse saldo em 2016, pois ano anterior o livro ja foi ate registrado.

Grata

Iago Lima

Iago Lima

Iniciante DIVISÃO 2
há 7 anos Quarta-Feira | 5 outubro 2016 | 15:27

Gisele,

Acho que vai ser necessário um pouco de reflexão, por exemplo, esse valor em conta poupança provavelmente obteve rendimentos certo? Se fosse lançado hoje teria alguma alteração na DRE da empresa?

Pois se houveram rendimentos, não poderíamos lançar no exercício corrente um valor que geraria alterações no resultado da empresa. Entendo que seria um caso para utilizar a conta Ajustes de Exercícios Anteriores (Patrimônio Líquido), e ser transferido diretamente para lucros ou prejuízos.

Abs.

GISELE R. BORGHI

Gisele R. Borghi

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2016 | 15:45

Iago Lima , não gerou rendimento, passou a ter rendimento apartir de 01/2016, no dia 21/12/2015 somente houve o deposito na conta poupança, sera que posso D conta poupança e C receita

GISELE R. BORGHI

Gisele R. Borghi

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2016 | 23:54

Jose Pereira de Souza , qual conta indica para eu debitar e creditar, mas nao é uma saida viu, é uma entrada, foi um donativo feito para uma empresa sem fins lucrativos.

Nivaldo Pagotto

Nivaldo Pagotto

Prata DIVISÃO 3, Escriturário(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 7 outubro 2016 | 08:03

Bom dia Gisele!!


Vamos aos fatos:

1) Empresa que vc e responsável obteve um depósito de uma terceira sem fim lucrativo.
2) Sua empresa é normal, imune ou isenta?

Possibilidades:

1) empresa normal - debita conta poupança e credita caixa no primeiro dia de 2016 ou
Debita conta poupança e credita <ajustes de exercicios anteriores> (neste caso recolha os impostos atrasados mesmo que não fizer as retificações - o que é correto) - esta última seria o indicado.

2) empresas imunes e isentas
Debita conta poupança
Credita ajuste de exercícios anteriores.

Att.

Nivaldo Ap. Pagotto
[email protected]
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 7 outubro 2016 | 08:44

Bom dia à todos!

De acordo com a Lei da S/A (Lei 6.404/1976), o lucro líquido do exercício não deve estar influenciado por efeitos que pertençam a exercícios anteriores, ou seja, deverão transitar pelo balanço de resultados somente os valores que competem ao respectivo período.

Gisele R. Borghi, os ajustes de exercícios anteriores devem ser feitos em situações como esta, onde houve um erro de lançamento na escrituração do período anterior que influencia diretamente no resultado do exercício.

Sobre este assunto, no Fórum Contábeis tem vários tópicos sobre a forma de efetuar os lançamentos, basta efetuar uma busca.

Abaixo sugiro alguns links para estudo, inclusive o CPC 23 - Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro:

CPC 23
e
Oculto469%3Ajgr23wms47u&cof=FORID%3A10&ie=ISO-8859-1&q=AJUSTES+DE+EXERC%CDCIOS+ANTERIORES&localsearch=forum" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">clique aqui

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.