x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 27.474

ICMS ST - É uma despesa ou apenas um Passivo ?

Adailson Silva

Adailson Silva

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2016 | 15:20

Tatiana dos Santos P. Q Sanchez,

Uma compra no valor total da nota de R$1100,00, sendo que 100,00 refere-se ao ICMS-ST, como ficaria a contabilização ?

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2016 | 15:59

Boa tarde!

O valor do ICMS-ST é um custo que deve ser agregado no vamos do produto, não é uma despesa.
Se for aquisição de Material de Consumo, agrega o custo do material adquirido, neste seu caso Adailson Silva, o custo dos produtos é R$ 1.100,00.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2016 | 16:12

Adailson Silva, boa tarde.

Depende.

Olhando pela empresa vendedora será um passivo.

Pelo registro da venda, do IPI incidente e do ICMS por substituição tributária
D - Clientes (AC) R$ 1.190,00
C - Receita Bruta de Vendas e Serviços (DRE) R$ 1.000,00
C - IPI a Recolher (PC) R$ 100,00
C - ICMS por Substituição Tributária a Recolher (PC) R$ 90,00

Pelo registro do ICMS normal
D - ICMS (DRE) R$ 180,00
C - ICMS a Recolher (PC) R$ 180,00




Olhando pela empresa compradora será um custo de aquisição, contabilizado no Ativo.

Pelo registro da compra de mercadorias para revenda
D - Estoque - Mercadorias para Revenda (AC) R$ 1.190,00
C - Fornecedores - "Alfa" Industrial Ltda. (PC) R$ 1.190,00

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
Adailson Silva

Adailson Silva

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2016 | 16:46

Obrigado a todos pelas respostas.

Felipe Sarmento Rosemberg,

Nesse caso sua resposta entra em conflito com a resposta da nossa amiga Tatiana dos Santos P. Q Sanchez, que afirma ser uma despesa o ICMS-ST.

Eu seguiria sua colocação, logo, você pode confirma que ICMS-ST não é despesa ? no caso de vendas de mercadorias!

Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2016 | 17:05

Adailson Silva.

De acordo com o CPC 16(R1) - Estoques temos que:

Estoques são ativos:
(a) mantidos para venda no curso normal dos negócios;
(b) em processo de produção para venda; ou
(c) na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos ou transformados no processo de produção ou na prestação de serviços.
[...]


E também que:

11. O custo de aquisição dos estoques compreende o preço de compra, os impostos de importação e outros tributos (exceto os recuperáveis junto ao fisco), bem como os custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais
e serviços. Descontos comerciais, abatimentos e outros itens semelhantes devem ser deduzidos na determinação do custo de aquisição.
[...]


Sabe-se que o regime de substituição tributária faz com que ocorra o encerramento da tributação do ICMS sobre aquele produto. Portanto, não há como ocorrer um abatimento/compensação da ST nas operações subsequentes, exceto em alguns casos muito específicos.

Att.
Felipe R.


"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2016 | 17:44

Boa tarde Adailson Silva !

O consulente precisa ser mais específico ao formular uma questão para que possamos responder de forma adequada.
No título do seu tópico "ICMS-ST é uma despesa ou apenas um Passivo?"
Não é nenhum dos dois, resumidamente ICMS-ST é um imposto sobre mercadorias e serviços pago antecipadamente, que é o regime de substituição tributária.
A forma de contabilizar foi explicada corretamente pelo colega Felipe Sarmento Rosemberg, a minha resposta foi de acordo com a sua segunda pergunta que foi na compra de de mercadorias.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Adailson Silva

Adailson Silva

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 6 outubro 2016 | 18:33

Gilberto C. Olgado,

Sua primeira resposta foi de acordo com minha pergunta realmente. Mas me equivoquei, eu queria mesmo dizer no caso de venda e não de compra com ST.

Logo vou contabilizar de acordo com o exposto pele nosso amigo Felipe.



Como o ICMS normal sobre Vendas é Contabilizado como despesa, eu pensei que o ICMS ST seria também da mesma forma.

Felipe Sarmento Rosemberg

Felipe Sarmento Rosemberg

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 7 outubro 2016 | 08:28

Gilberto C. Olgado, bom dia.

O ICMS-ST é sim um passivo ou um decréscimo nos benefícios econômicos. Não concordo quando afirma que não é nenhum dos dois.

Att.
Felipe R.

"Mar calmo nunca fez bom marinheiro."
- Provérbio inglês.
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 7 outubro 2016 | 11:02

Bom dia a todos!

Definição:
ICMS - Sigla de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços
ST - Sigla de Substituição Tributária
ICMS-ST - A Substituição Tributária (ST) é o regime pelo qual a responsabilidade pelo ICMS devido em relação às operações ou prestações de serviços é atribuída a outro contribuinte.

O ICMS, seja por ST ou destacado na nota fiscal faz parte do custo do produto adquirido, se for compra de mercadoria para revenda ou matéria prima o ICMS é um imposto recuperável, se o produto for utilizado como Material de Consumo também agrega valor ao produto e se torna despesa, mas não existe uma despesa intitulada ICMS, no grupo de Despesas existem várias contas que são registradas em que o ICMS está embutido no produto ou mercadoria adquirida.

Na situação de venda, está descrito acima também pelo Felipe Rosemberg, onde a conta da DRE do ICMS não é uma despesa, pois faz parte do custo da mercadoria vendida.

O Passivo faz parte das Contas Patrimoniais e compreende as obrigações da organização, entidade ou empresa para com terceiros, por sua natureza e por sua expressão monetária, e o ICMS-ST possue uma conta onde vai estar registrado a "situação de saldo devedor" com nomenclatura credora.

Por isso eu disse que o ICMS-ST não é uma Despesa e tampouco um Passivo.

Me desculpem se não me expressei de forma compreensível, se houver dúvidas podem postar, pois as vezes a interpretação pode não ser da forma que eu tentei me expressar, estou a disposição.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.