Manuela
Iniciante DIVISÃO 2, Analista Sistemas Olá!
Faz alguns meses que acompanho este fórum e ele me foi muito útil para esclarecer certas dúvidas. Entretanto outras muitas restaram. Não sou contadora, mas caso as minhas perguntas sejam muito complexas para serem respondidas no fórum (ou seja, só olhando o CNPJ específico e a documentação da empresa) eu gostaria da indicação de profissionais de contabilidade em Porto Alegre que pudessem responder estas perguntas relacionadas ao Simples Nacional para eu poder orçar o serviço com eles.
Desde agosto ajudei meu marido a registrar uma ME de aluguel de serviços retroescavadeira e caçamba. A empresa não tem funcionários e possui apenas do meu marido com sócio-administrador.
Executamos diversos passos: registros na junta comercial e DBE (para ter CNPJ), retirada de alvará de ponto de referência apenas, emissão de Nota Fiscal eletrônica através do site "Nota legal" depois da compra de um e-CNPJ, opção pelo simples nacional com tributação por competência no portal do Simples Nacional.
Achei que conseguiria fazer tudo já que é uma empresa pequena com pouca renda, mas agora que começamos a declarar o simples nacional todo o mês surgiram dúvidas:
1 - como declaro o pró-labore do meu marido, que é o único sócio da empresa, no PGDAS-D? Li na internet que é para declarar junto com a folha de pagamento, mas não tem folha de pagamento e quando declaro as atividades não aparece o campo para preenchimento da folha de pagamento.
2- como calculo e pago o INSS do meu marido que teria um pró-labore de 2 salários mínimos? É melhor pagar o pró-labore ou não pagar?