x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 33

acessos 46.718

Contabilidade de filiais

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 9 novembro 2012 | 14:35

Boa tarde, prezado Rodolfo Bianchi


Considerando que nesta sala, a de "contabilidade em geral" debatemos apenas os procedimentos contábeis, recomendo-lhe colher as informações expostas em seu texto na sala de "Registro de Empresas".


Boa sorte

Nota: Ao fazer a próxima postagem verifique se ela está sendo feita num tópico adequado e que esteja localizado em sala competente

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
cleydson

Cleydson

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 2 janeiro 2013 | 11:03

Bom dia amigos, aproveitando o gancho gostaria por favor, de ajuda nesta questão...

Nossa empresa esta com uma filial, e, esta pagando suas despesas em conta específica, ou seja, matriz e filial. Como devo proceder na questão dos impostos, já que, devo recolher os impostos no cnpj da matriz, a provisão é realizada na filial e o (darf) é recolhido com o cnpj da matriz, para baixar esta provisão como faremos?
Salientando o que esta sendo realizado, estamos transferindo o dinheiro para à matriz, onde é realizada o pagamento.

Por gentileza na humildade, se puderem nos ajudar ficaremos muito agradecido.

César Romero Cardoso Filho

César Romero Cardoso Filho

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 2 janeiro 2013 | 15:16

Caro Cleydson,

Boa tarde! Existem duas formas de se fazer este controle contábil... A primeira é que você pode trabalhar com contas transitórias, fazendo a provisão pela filial e baixa do pagamento também pela filial, e com a conta transitória contabilizar na matriz. Este procedimento é mais indicado para fins gerenciais, e um melhor controle das empresas. Outra forma é criando um balancete que englobe todas as contas contábeis, ex: IRPJ a pagar - Matriz; IRPJ a pagar - filial. Ambas ficariam no mesmo balancete em um mesmo grupo de contas, para todos os impostos federais.

Uma sugestão, caso opte pela segunda forma, é criar centros de custos para fins gerenciais.

Espero ter ajudado.

Abraço!

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens tem medo da luz." (Platão)
Página 2 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.