x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 442

Perda de notas Ativo Imobilizado.

Iva Paula Roberta Sampaio Sparano

Iva Paula Roberta Sampaio Sparano

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 27 outubro 2016 | 08:49

Bom dia.

Um dos clientes, o qual atendo, não possui mais as notas fiscais que comprovam as aquisições de bem.

Resumo: Ele adquiriu a empresa de outra pessoa. Os documentos durante os anos foram perdidos e também devido à uma transição de sistema contábil, boa parte das informações também foram perdidas. Ele tem apenas, um controle em Excel com todos os bens da empresa, pois, ele fez o levantamento do inventário.

A atual situação da empresa é a seguinte:

- As datas de aquisição dos bens são a partir de 1999.

- A maior parte dos bens não constam nos livros fiscais.

Perante esta situação e não possuindo as notas de compra de grande parte do imobilizado, qual seria o procedimento ou procedimentos contabilmente corretos? Como proceder?

Aguardo retorno.

Iva Sparano.


DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 31 julho 2017 | 13:27

Ola Iva

Acredito que já tenham solucionado a questão.

Como trata-se de levantamento de Inventário, os bens obsoletos e que estão fora de uso pode ser baixados para o resultado juntamente com a Depreciação.

Para os bens que ainda estão em operação das opções seria contratar um empresa especializada em Avaliação Patrimonial para efetuar os trabalhos destes inventários determinando o valor de uso deste bens.

Daniel Alves
Contabilista

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.