x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 2.176

Transferências de mercadorias entre filiais.

Jose Renato Rodrigues

Jose Renato Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 3 novembro 2016 | 09:11

Bom dia Colegas,
estou com uma duvida e procurei em outros tópicos pra ver se conseguia uma luz, mas não encontrei situação parecida.
Trabalho em uma empresa do Lucro Real, que faz sua contabilidade descentralizada da matriz e filial, e a minha duvida é referente a transferência de mercadorias entres a matriz e a filial.
As compras são realizadas na maioria das vezes pela matriz e transferidas para sua filial, a duvida é como deve ser feita a contabilização destas transferências, como fica o custo da filial? a transferência é considerada como CMV? como proceder?

Mateus Pereira

Mateus Pereira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 3 novembro 2016 | 10:22

Bom dia colega Jose Renato Rodrigues,

Quando a contabilidade entre matriz e filiais ocorre de maneira descentralizada deve-se abrir uma conta no Ativo e Passivo Circulantes com a denominação Transferências Matriz/Filiais, e criar uma conta subordinada referente a cada filial. Vejamos uma simulação do plano de contas:

Ativo
Ativo Circulante
Transferências de Numerários
Transferências Matriz/Filiais

Filial 001
Filial 002

O plano acima seria o da Matriz, sendo que nas filiais a única diferença seria que além das contas das filiais haveria uma conta referente a Matriz. Suponhamos agora que a matriz tenha enviado mercadorias no valor de R$ 10.000,00 para a filial 001, o lançamento seria o seguinte:

Na matriz:

D - Filial 001 (Ativo Circulante)
a C - Estoques
R$ 10.000,00

Na filial 001:

D - Estoques
a C - Matriz (Passivo Circulante)
R$ 10.000,00

Obviamente, quando for realizada a consolidação das demonstrações estas contas deverão ter seus saldos zerados.

Espero ter ajudado

Mateus Pereira
Contador - CRC BA-042323/O
(77) 998162142
[email protected]
Marzetti Consultoria Empresarial:

Consultoria contábil; Implantação de sistemas de custeio industrial; Planejamento tributário; Perícias Judiciais e extrajudiciais.
Jose Renato Rodrigues

Jose Renato Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 3 novembro 2016 | 10:36

Mateus, obrigado já deu uma boa clareada, deixa eu tirar outra duvida, você saberia dizer se a filial pode fazer "pagamentos" a matriz referente a essa mercadoria transferia e se posso apurar essas transferências como CMV da filial?

Mateus Pereira

Mateus Pereira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 3 novembro 2016 | 10:39

Quanto a estes pagamentos não há possibilidade, pois se trata de uma só pessoa jurídica, então seria como se ela estivesse pagando a ela mesma.

Grato,


Mateus Pereira
Contador - CRC BA-042323/O
(77) 998162142
[email protected]
Marzetti Consultoria Empresarial:

Consultoria contábil; Implantação de sistemas de custeio industrial; Planejamento tributário; Perícias Judiciais e extrajudiciais.
EDSON GABRIEL MENDES NUNES

Edson Gabriel Mendes Nunes

Iniciante DIVISÃO 4, Faturista
há 7 anos Segunda-Feira | 12 dezembro 2016 | 13:26

Boa tarde! surgiu uma duvida sobre transferência de mercadoria entre matriz e filial. Fiz uma transferência da matriz para filial e agora preciso retornar com essa mercadoria para a matriz. Como devo preceder? Qual cfop devo usar?

obrigado pela atenção!

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 12 dezembro 2016 | 14:53

Jose Renato Rodrigues

Quanto aos pagamentos da filial para a matriz, sendo o dinheiro da empresa ela faz o que bem entende com ele, portanto poderá sim repassá-lo a matriz em troca dos estoques repassados a fim de manter o equilibrio entre os estabelecimentos, embora isto não seja obrigatório.

Quanto ao CMV, você não só pode como deve alocar na filial, pois no final das contas, será ela quem irá vender a mercadoria.


Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)
Jose Renato Rodrigues

Jose Renato Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 12 dezembro 2016 | 17:32

Caro Rodrigo Melero, boa tarde!!

Veja se pode me ajudar com uma duvida...
Abri as conta de transição na matriz e na filial, onde são contabilizadas as transferências de mercadorias, você sabe me dizer se posso fazer um pagamento de um fornecedor da matriz usando recursos da filial, e assim ir abatendo o saldo da conta corrente entre a matriz/filial

Pagamento na filial
D- Conta Corrente Matriz
C- Caixa/banco

Baixa fornecedor na filial.

D- Fornecedor
C-Conta Corrente Filial

ou o correto é transferir o recurso da filial para a matriz e fazer o pagamento pela matriz?

Caso for transferir dinheiro da matriz para filial, como devo proceder no lançamento? é como um empréstimo, preciso fazer um contrato?

e essas transações são legais perante ao fisco? sabe se existe alguma CPC ou fundamento legal falando sobre isso?

Att,
Zé Renato.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.