x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.180

ADRIELE ALVES

Adriele Alves

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 9 novembro 2016 | 15:45

Boa tarde,

Estou recebendo um balanço de um empresa do TERCEIRO SETOR. A duvida é simples, mas entidades sem fins lucrativos para mim é novidade.

Queria saber qual o lançamento para transferir o saldos do balanço para o meu sistema e iniciar a contabilização.

Ex: Conta corrente com saldo de R$ 100,00 no balanço, como ficaria o lançamento para transportar??

Outra duvida, no balanço da contabilidade anterior não conta um dos bancos que a entidade tem, mas eu quero contabilizar a partir de agora, posso?

Desde já, obrigada!!

Rodrigo Ruiz

Rodrigo Ruiz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 9 novembro 2016 | 18:01

Boa tarde!

Adriele, a movimentação desse banco que não tem conta não era contabilizada ou era contabilizada dentro da conta de outro banco?

Att.,

Rodrigo Ruiz

Welliton Cardoso

Welliton Cardoso

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2016 | 10:31

Queria saber qual o lançamento para transferir o saldos do balanço para o meu sistema e iniciar a contabilização.


O mesmo procedimento para as empresas, implementa saldo na conta normalmente. Conforme o exemplo, coloca o saldo de R$100,00 para inicialização de saldos (ou nome parecido, varia de cada sistema) e coloca seu histórico.

Welliton Cardoso
CRC 109750/O
SAG Assessoria Contábil
Contabilidade/Fiscal
mail/skype: [email protected]
ADRIELE ALVES

Adriele Alves

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2016 | 14:59

Rodrigo, a conta bancária não foi contabilizada no balanço pelo antigo contador.


Wellinton, minha duvida é a seguinte..

O saldo inicial da conta corrente é R$ 100,00

Eu vou debitar em : Banco 1 por exemplo, até ai tudo bem, mas qual será a contrapartida desse lançamento?

Rodrigo Ruiz

Rodrigo Ruiz

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 10 novembro 2016 | 16:12

Boa tarde, Adriele!

Nesse caso você deve fazer um lançamento na conta de Ajustes de Exercícios Anteriores.

Já referente a implantação do saldos vai depender do sistema que você utiliza, eu já vi sistemas que funcionam de duas maneiras, uma você simplesmente vai numa tela e digita todos os saldos iniciais e outra você faz os lançamentos contábeis de todos os saldos iniciais em contra partida com uma conta de Importação de Saldo, que só serve para isso, tanto é que depois que você concluir os lançamentos ela terá que ficar com o saldo zerado.

Att.,

Rodrigo Ruiz

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.