x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 369

Dificuldade do recebimento de documentos e o Conceito de Doc

EVERTON ALEXANDRE DA SILVA ROCHA

Everton Alexandre da Silva Rocha

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 18 novembro 2016 | 15:15

Boa tarde caros colegas Contadores.
Comecei este ano no processo de escrituração contábil e esbarrei ao longo do percurso em algumas barreiras que imagino que todos os donos de escritórios tenham também esbarrado.
Com a chegada do fim do ano e a preocupação com o Balanço e DRE percebi que as informações (maioria delas) não estão completas, faltam informações e ainda não recebo documentos hábeis. Além disso como definir documento hábil?! É algo de complexo entendimento quando olhado somente a NBC ITG 2000.

Mas a minha grande dúvida na qual eu gostaria de saber sobre a opinião dos caros colegas é....

-Como funcionam as praticas de recebimento de Documentos que comprovem os fatos e valores da movimentações, despesas e receitas?
-Quais Normas contábeis vocês seguem fielmente na atualidade? NBC TG 2000, ITG 1000 etc
-O que fazer quando a empresa manda somente um relatório com as despesas. Mando assinar um termo de responsabilidade dos fatos?
-Como vocês agem na escrituração e com essas dificuldades entre outras?

Pergunto isso, pois tenho em meu escritório 18 empresas onde alguns empresários me enviam NFE, cupom fiscal e entre outros documentos verídicos que comprovem o fato e o valor ali mencionado, mas a muitos outros (maioria) que somente envia a contabilidade Relatórios Internos mencionando os fatos e valores, mas sem mencionar o documentos que os comprove. Como agir diante desse fato?

Agradeço pela atenção de todos!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.