x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 6.930

transferencia de valores entre matriz e filiais

Kelem de amorim

Kelem de Amorim

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 8 dezembro 2016 | 15:56

Boa Tarde!

Pessoal preciso muito entender como fica no plano de contas as contas transitórias de transferência de valores entre Matriz e Filial. Alguns topicos aqui no fórum dizem que devem ser ANC e PNC. alguém saberia exemplificar o por quê? e se for possível, teria como demonstrar uma breve amostra de como fica essas contas no plano de contas

Atc. Kelem

Rodrigo Melero

Rodrigo Melero

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 12 dezembro 2016 | 10:39

Kelem

As contas transitórias de transferência entre matriz e filiais são meramente gerenciais, servem apenas para fazer o controle individual da situação em cada um dos estabelecimentos.

Justamente por ter esta característica gerencial, podem ser alocadas onde o profissional da contabilidade achar mais adequado (eu por exemplo em alguns casos crio um grupo de contas especifico no no plano de contas só para isto, pois dependendo da situação, consigo encontrar mais rapidamente as diferenças olhando a somatória do grupo).

2.9 - Contas Transitórias
2.9.1 - Transferencia entre estabelecimentos
2.9.1.01 - Matriz
2.9.1.02 - Filial 0002
(...)

Nota: Conta transitória de transferência (matriz e filiais) é diferente de contas correntes e mútuos (coligada e controlada, etc.), pois nesta segunda, a operação tem trâmites juridico-fiscais a serem seguidos e a contabilização deve ser feita no ativo e passivo dos envolvidos conforme a legilação aplicável.

Espero ter ajudado

Att.

Rodrigo Melero
Contador e consultor no centro de serviços RTD Accounting e articulista no blog +ContabilNet
E-mail: [email protected]
Visite: http://maiscontabilnet.blogspot.com.br

"As pessoas boas devem amar seus inimigos." (Don Ramón - Seu Madruga)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.