x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 364

Regime de competência x Regime de Caixa

NATHALIA MARQUES

Nathalia Marques

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 26 dezembro 2016 | 15:32

Boa tarde!
Gostaria que alguém pudesse me ajudar!!!
Onde eu trabalho o contador me falou que trabalhamos na contabilidade com o Regime de Competência. Mas eu estava estudando sobre regime de competência e regime de caixa e apareceu uma duvida, que o mesmo não me explicou com clareza.
A dúvida é a seguinte: na contabilidade trabalhamos com o regime de competência, devemos lançar o bem na data em que foi adquirido. Sendo que quando vamos fazer lançamentos através do extrato bancário, lançamos o pagamento no mês seguinte. Exemplo: a empresa adquiriu um bem em outubro/2016, e o pagamento foi realizado em novembro/2016. Na hora de fazer o lançamento de novembro, é lançado o pagamento do bem adquirido no mês anterior. Isso não seria regime de caixa?
Espero que tenha sido clara a minha dúvida e alguém possa me ajudar.

Danilo Zanon dos Santos

Danilo Zanon dos Santos

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 26 dezembro 2016 | 15:44

Nathalia Marques, boa tarde!

O pagamento é feito na ocorrência mesmo. Mas como você adquiriu em outubro, você precisa registrar a compra nesse mês (regime de competência) e provisionar o pagamento no passivo. Quando for feito o pagamento você da baixa no passivo.

Se fosse só regime de caixa (o que não pode em contabilidade) você não lançaria o produto em outubro. E só lançaria a compra dele quando fosse feito o pagamento.


Observação: Só tome cuidado para não confundir Contabilidade em regime de competência para pagamento de impostos em regime de competência ou caixa.

Danilo Zanon dos Santos
Contador e Empresário
Zanon Assessoria Contabil
Site: https://www.zanoncontabil.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/zanoncontabil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.