x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 7.638

ENCERRAMENTO DE EXERCICIO

ELIAS DA VITORIA SANTOS

Elias da Vitoria Santos

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 17 anos Quarta-Feira | 6 dezembro 2006 | 09:26

Saulo Heusi,

Bom dia conforme abaixo vc me respondeu a minha pergunta. Preciso saber agora como zerar esta conta de ABERTURA DE BALANÇAO no final deste exercicio.


Postada Segunda-Feira, 27 de novembro de 2006 às 18:06:08

--------------------------------------------------------------------------------

Boa tarde! Peguei a contabilidade de uma entidade sem fins este lucrativos e preciso lançar no sistema os saldos das contas do Ativo, passivo e Patrimonio Liquido conforme o Balanço Patrimonial em 31/12/05. Para que possa dar inicio ao exercicio de 2006. Como fazê-lo para transferir estes saldos para o atual exercicio?



Saulo Heusi

Postada Segunda-Feira, 27 de novembro de 2006 às 20:03:17

--------------------------------------------------------------------------------

Boa noite Elias,

Sua tarefa se resume na transcrição do Banco Patrimonial existente em 31/12/2005 para um Balanço de Abertura em 01/01/2006.

Para tanto, crie no seu Plano de Conta uma conta transitória que poderá ser denominada (inclusive) de Balanço de Abertura. Esta conta servirá como contrapartida daquelas que você irá abrir com base no Balanço Patrimonial de 31/12/2005.

Na prática ficaria assim:

 Pelos saldos das contas do Ativo, registrando-a individualmente dentro do grupo pertinente

D - Contas do Ativo
C - Balanço de Abertura

 Pelos saldos das contas do Passivo, registrando-a individualmente dentro do grupo pertinente

D - Balanço de Abertura
C - Contas do Passivo

PS - Para as contas redutoras, tanto as do Ativo quanto as do Passivo, o lançamento deverá ser invertido.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Quarta-Feira | 6 dezembro 2006 | 10:27

Bom dia Elias,

Se o Balanço de 31/12/2005 está fechado (acredito que sim) e se você fez os lançamentos exatamente como consta na orientação que lhe dei, o saldo da conta Balanço de Abertura em 01/01/2006 tem que ser zero (conta sem saldo).

Qualquer coisa diferente disto indica que a transcrição dos saldos não foi feita corretamente. Reveja seis lançamentos e certifique-se dos valores transcritos. Atente para as contas redutoras.

Se por acaso, encontrar dificuldades, transcreva aqui o Balanço Patrimonial de 31/12/2005 e eu farei a transcrição para você.

Aparecida Rosa Meira

Aparecida Rosa Meira

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 25 novembro 2011 | 12:14

Bom dia a todos
Elias aproveitando a explicação sobre conta transitória balanço de abertura fiz o que vc mencionou anteriormente para zerar está conta realizei os lançamentos invertidos, mas acontece que no caso do banco zera também o saldo acho que não entendi bem o que vc explicou vc poderia me orientar.

Agradeço
Abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.