x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.322

Contabilidade para empresa Simples Nacional.

Alexandre Vinhaes

Alexandre Vinhaes

Iniciante DIVISÃO 5, Administrador(a) Banco de Dados
há 7 anos Domingo | 8 janeiro 2017 | 15:11

Boa tarde senhores,
estou trabalhando há 1 ano como PJ e obviamente não tenho experiência nenhuma no assunto. Sempre recorro a este forum em caso de dúvidas e tenho sempre as minhas dúvidas sanadas. Muito obrigado.
Estou precisando entender qual é o trabalho que o contador deve me prestar, além de me emitir a minha nota fiscal e me mandar guias de cobranças de impostos. Entendo que ela tenha que entregar documentações ao governo, fazer balancetes, informar que eu paguei GPS para minha aposentadoria, etc. Gostaria que alguém me ajudasse a conhecer tudo o que contador tenha que estar fazendo durante o ano para administrar as minha contabilidade, para que eu possa checar, pois como informei anteriormente, até agora apenas emitiu a minha NF e me enfiou guias de impostos para pagar (DAS, DARF e GPS).

Muito obrigado,
Alexandre.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Domingo | 8 janeiro 2017 | 22:16

Boa noite, Alexandre.

Os serviços prestados por seu contador, são aqueles especificados no Contrato de Prestação de Serviços por vocês firmados, já que este documento é uma exigência legal.

Entendo que diante das demonstrações financeiras fornecidas (Balanço Patrimonial, Balancetes e especialmente DRE) , desde que contribuinte saiba interpretar tais relatórios, é de grandiosa ajuda gerencial, pois alí se consegue mensurar tudo o que precisa saber (débitos, créditos, lucratividade, despesas analíticas, etc) e com isso, traçar planejamento e fluxo de caixa para melhorar a performance da empresa.

Antes de tudo, procure entender as demonstrações financeiras da sua empresa.

Nas atividades, especialmente no segmento da Prestação de Serviço, é bom ter uma contabilidade bem executada, com escrituração contábil regular, inclusive com escrituração das operações bancárias, já que até o momento, é possível distribuir lucros sem a incidência de quaisquer impostos, o que tende a alavancar o caixa da pessoa física dos sócios.

Poderia aquí enumerar mais quesitos, mas o descrito, acredito, poderá lhe auxiliar num primeiro momento.

Converse bastante com seu contador, esclareça dúvidas pois acredito que ele estará sempre à sua disposição.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Alexandre Vinhaes

Alexandre Vinhaes

Iniciante DIVISÃO 5, Administrador(a) Banco de Dados
há 7 anos Segunda-Feira | 9 janeiro 2017 | 09:16

Muito obrigado Hugo, mas o que acontece é que não tenho esta especificação no contrato com o contador, por isso preciso uma ajuda para entender o que eu preciso verificar com ele, já que estou totalmente perdido. O que eu ele faz atualmente é emitir a minha NF e os boletos para pagamento de impostos (DAS referente aos impostos da empresa, DARF + GPS referente ao me IR e INSS pró-labore) . Acredito que não seja muita documentação e nem muito trabalho a fazer, já que a minha empresa é a Simples. De qualquer forma preciso saber o que verificar com ele. Alguém teria como me dar uma "luz" ?

Muito obrigado,
Alexandre.

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 9 janeiro 2017 | 11:02

Bom dia Alexandre.

Essas questões unilaterais são complexas.
Não tendo sido minhas orientações suficientes e por questões éticas, insisto: converse com seu contador a respeito.

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Alexandre Vinhaes

Alexandre Vinhaes

Iniciante DIVISÃO 5, Administrador(a) Banco de Dados
há 7 anos Segunda-Feira | 9 janeiro 2017 | 14:08

Boa tarde Hugo,
desculpe, mas não entendi a questão ética envolvida. Na verdade gostaria apenas de conhecer a lista das atividades contábeis que um contador deveria seguir para uma empresa Simples Nacional qualquer.

Muito obrigado.

Vou tentar continuar pesquisando na internet algo simples que me dê uma noção, ou contar com a ajuda de algum outro amigo daqui do forum.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.