x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 10.448

Contabilização Cheques Pré-Datados, Cartões Crédit

Umberto Mallmann

Umberto Mallmann

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 29 junho 2009 | 09:54

Olá! Determinada empresa comercializa produtos que são pagos com cheques pré-datados, cartões de crédito e débito. Existe a obrigatoriedade da contabilização "operação por operação" do recebimento dos cheques e cartões? Posso contabilizar resumidamente dia a dia cada operação? Exemplo:
D: Cheques/Cartões a Receber
C: Vendas
Vlr cheques pre-datados/cartões recebidos nesta data.

A medida que os cheques ou cartões forem sendo recebidos, baixo os referidos valores contra a conta caixa.

Isto pode ser feito dessa forma?

Grato pela atenção,
Umberto

Umberto Mallmann
Contador - CRC/RS 73.020
Malcon Contabilidade - [email protected]
Gisele S. Luiz

Gisele S. Luiz

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 29 junho 2009 | 17:43

Oi Umberto, bom dia!
Bem, eu faço das duas formas, tanto lançamento diário como por nota. Porém, apesar de dar mais trabalho, eu prefiro o nota nota pq eu acho a conciliação mais tranquila. Acaba que eu fico com a maneira que o depto. fiscal lançou. Agora eu peço que lance nota a nota, mas com periodos mais antigos era por dia.
E eu também uso as contas específicas e não uma conta para todos os cartões, entendeu? Uma conta para o Visa, uma para Master, uma para American... e uma para cheques, q já deve existir no seu plano de contas.
A medida que vc recebe, vc vai dando baixa, mas a banco, pq esses valores são recebidos em conta da empresa.
Abraços e até a próxima!

Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.
Umberto Mallmann

Umberto Mallmann

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 30 junho 2009 | 11:41

Bom... com referência a vendas nota a nota... o meu problema é que no referido caso, o cliente tem uma rede de postos de combustíves, onde o fluxo é "violento". Como no fiscal são lançadas as reduções Z e são arquivados apenas as 2ª vias dos comprovantes das operações com cartões de crédito, fica dificíl de criar um vínculo entre a venda (cupom fiscal) e o comprovante da administradora de cartão. Dessa forma então não teria problema de contabilizar o resumo, dia a dia? Uma abraço, Umberto

Umberto Mallmann
Contador - CRC/RS 73.020
Malcon Contabilidade - [email protected]
Vivian Lemos de Azevedo

Vivian Lemos de Azevedo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 30 junho 2009 | 12:50

Olá Umberto,

Eu já trabalhei numa grande rede de postos de gasolina e entendo do que etá falando. É uma grande quantidade de comprovantes de cartão de crédito de várias bandeiras distintas. Nós contabilizavamos da seguinte maneira:

- Os cartões de crédito eram contabilizados pelo resumo (capa de lote do cartão) e cada cartão tinha uma conta contábil. A gente separava inclusive os cartões de débito dos cartões de crédito. Todo mundo tinha uma conta separada, se não na hora de conciliar nós ficávamos doidos e não conseguiamos identificar os recebimentos.
- Os cheques pré-datados tinham uma conta específica
- A receita era lançada pelo cupom fiscal.
- O excedente da receita, ou seja, receita - cartões - cheques = vendas à vista.

O lançamento ficava assim:

D. Caixa - venda à vista dinheiro
D. Visa Electron - venda visa débito
D. Credicard - venda credicard crédito
D. Cheque Pré Datado - vendas no cheque pré
D. Cheques P/Depósito - vendas no cheque à vista
C. Receita - total de cupom fiscal

Espero ter ajudado.

Um abraço!

Vivian

Umberto Mallmann

Umberto Mallmann

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 30 junho 2009 | 14:22

Show de bola! Era essa a resposta que estava esperando... Como você já trabalhou com uma rede de postos de combustíveis.. entende o trabalho que estou tendo por aqui.

Muito Obrigado pela ajuda.

Um abraço,
Umberto

Umberto Mallmann
Contador - CRC/RS 73.020
Malcon Contabilidade - [email protected]
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 30 junho 2009 | 16:17

Pessoal, só para acrescentar um ponto de vista.
A questão de lançar através de resumos, é que o contador precisa ficar atento com o fechamento das contas ou conciliação das mesmas. Quando se tem um documento que sintetiza várias operações pode-se fazer lançamensos por estes documentos. O controle por parte da empresa e também do contador destes recebimentos é fundamental para que as contas fechem corretamente.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Umberto Mallmann

Umberto Mallmann

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 30 junho 2009 | 17:15

Minha preocupação era a seguinte... a de que seria preciso vincular a venda com cartão ou cheque com o cliente... já que isso operacionalmente é impossível. Os lançamentos com certeza serão conciliados com os extratos emitidos on line das operadoras de cartão de crédito e os cheques pré-datados são conciliados com o relatório enviado pelo banco já que estes estão depositados em custódia no banco. Agora com a entrada em vigor do SPED existe a necessidade de observarmos isso... Mas para que possamos fazer dessa maneira o software de gestão precisa se adequar e não só a contabilidade.
Um abraço,
Umberto

Umberto Mallmann
Contador - CRC/RS 73.020
Malcon Contabilidade - [email protected]
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 30 junho 2009 | 17:27

Umberto, a forma que a Viviam demonstrou está sendo vinculado as vendas às diversas formas de pagamento. Agora só não está individualmente, o que foi o tema que discutimos, que podem ser feitos através de resumos diários.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Vivian Lemos de Azevedo

Vivian Lemos de Azevedo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Terça-Feira | 30 junho 2009 | 18:25

Prezados,

Quando exemplifiquei com o lançamento contábil, o fiz de forma demonstrando um (único) lançamento contábil para todo o movimento diário. Se a gente lançar venda por venda em um posto de gasolina, estamos mortos porque é muito movimento.

Fazendo a contabilização dessa forma, não tem erro para conciliar pois cada conta à receber está registrada separadamente. Como o Umberto disse, as administradoras de cartão de crédito emitem os extratos para fins de fechamento contábil e apuração das vendas recebidas, bem como a empresa tem o relatório dos cheques que envia ao banco para depositar. Se os lançamentos estiverem registrados nas contas corretas, não tem erro na hora de conciliar.

Na minha opinião, lançar individualmente as vendas em empresas com tanto movimento torna-se inviável para o profissional e bem mais trabalhoso no momento da conciliação, haja vista que as administradoras de cartão de crédito efetuam o pagamento das vendas à empresa pelo valor de cada lote encerrado (lotes são encerrados diariamente) e não pela venda individual.

Abraços

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.