x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 3.136

Custos para emitir nota fiscal eletrônica

Astronis

Astronis

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 23 janeiro 2017 | 08:17

Olá, comunidade!

Sou Micro Empreendedor Individual e já faz alguns anos que atuo no ramo comerciário e, atualmente, tenho 21 anos de idade. Entretanto, toda essa parte de contabilidade é nova para mim, mas estou reformulando o meu negócio e preciso emitir nota fiscal a fim de passar uma experiência melhor para os meus clientes.

Pois bem, sem mais enrolações, tenho algumas dúvidas a respeito disso, sejam elas:

1 - NFC-e (nota fiscal eletrônica do consumidor) é a mesma nota emitida pelo sistema SAT (aqueles que vemos bastante em supermercados)?

2 - Posso emitir NF-e tanto para clientes (consumidor final, pessoa física) do mesmo estado tanto quanto para fora do estado? Ou obrigatóriamente a NFC-e tem que ser emitida para compras dentro do mesmo estado e a NF-e somente para fora do estado?

Vi que para emitir nota fiscal eletrônica, precisamos do tão famoso "Certificado Digital". Estive pensando em comprar o certficado A1 (CNPJ) dos Correios, no valor de R$ 167,00...

3 - ...mas, não entendo muito sobre eles. Existe alguma limitação do A1 para o A3 (CNPJ)?

4 - Pelo o que eu pesquisei, a única diferença entre os dois (A1 & A3) é que: enquanto no A1, todas as notas ficam armazenas no seu computador, no A3 elas ficam armazenadas em um dispositivo USB. Qual é a diferença entre armazenar no próprio computador e armazenar no "token"?

5 - Para que serve aquele cartão que acompanha o certificado digital? Se eu não me engano, ele só vem no A3.

6 - Independente de qual empresa eu comprar o certificado digital, ele funciona com os sistemas de e-commerce normalmente? Tal como WooCommerce, Magento, Bling, WebmaniaBR, etc?

7 - Qual a diferenças entre os certificados digitais importantes disponíveis no mercado?

No caso de vendas internacionais...

8 - Posso emitir a NF-e normalmente ou tem algum outro procedimento/tipo de nota fiscal para isso?

Acredito que sejam essas as minhas dúvidas (por enquanto, haha!), agradeço muito a quem puder me passar um esclarecimento geral das mesmas.

Desde já, agradeço a atenção e ajuda de todos!

Atenciosamente,
Lucas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.