x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 10.984

SPED/ECD - LIVRO R (Livro Diário com escrituração resumida)

Sara

Sara

Iniciante DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2017 | 07:56

Olá, bom dia!!

Alguém pode me ajudar por favor...

Eu tenho uma empresa, por possuir um grande volume de movimentação, nas baixas de clientes utilizamos um único lançamento diário com a soma do movimento do dia, ou seja, esse lançamento não é analítico. Minha dúvida é com relação ao SPED Contábil, como minha conta de Duplicatas a Receber não é detalhada, na entrega da ECD eu preciso utilizar a escrituração contábil tipo R (Livro Diário com escrituração resumida) e obrigatoriamente eu devo manter um livro auxiliar. O livro tipo R aceita o livro A (Livro Auxiliar ao Diário com escrituração resumida) e o Z (Razão Auxiliar). No meu caso eu preciso, obrigatoriamente, utilizar o livro A, já que este é o livro exigido pela legislação contábil para lançamentos totalizados? Ou eu posso optar pelo livro Z? Na entrega do livro auxiliar, eu preciso somente detalhar a conta de Duplicatas a Receber, visto que na minha escrituração essa é a única conta sintética? No momento da transmissão, eu devo primeiramente entregar o livro auxiliar e posteriormente o livro diário?

Jose Carlos Barbosa Pereira

Jose Carlos Barbosa Pereira

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2017 | 10:50

Bom dia Sara!

Você pode escolher qual o tipo de Livro Auxiliar, você vai detalhar apenas essa conta de Duplicatas , o livro que você transmite primeiro é o livro A ou Z e depois no livro R, você informa o HASH do livro A ou Z que foi transmitido, sendo assim ele vai fazer a VERIFICAÇÃO DE CONTAS, para comparar as informações!


Att

JC
@Oculto

Atenciosamente

José Carlos Barbosa Pereira
CRC-RS 09458

Consultor em SPED

Email:
[email protected]
Whats (55) 999229619

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.