x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 8.748

Contabilizacao de venda CNPJ

Flavia Cristina costa Lameira

Flavia Cristina Costa Lameira

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2017 | 08:58

Boa tarde,
Colegas

Vou reformular a minha pergunta:

Temos uma empresa que foi vendida para outra empresa ( não houve incorporação) , porem preciso de ajuda na contabilização dessa venda.

Empresa A tem um capital social R$ 1.066.300,00 (optante pelo lucro real) vendida para a empresa B por R$ 9.000.000,00

Na empresa A os socios tinham uma conta corrente no ativo no valor de R$ 900.000,00. Preciso contabilizar a baixa dos sócios na conta ativo. Pois, a operação de venda quita esse debito no ativo. E contabilizar a troca de sócios.
Preciso de ajuda para contabilizar esse Ato no balanço.

SE ALGUEM PUDER ME AJUDAR AGRADEÇO, POIS ESTOU PRECISANDO CONCLUIR FECHAMENTO BALANCO AINDA ESSA SEMANA.

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 2 fevereiro 2017 | 09:10

Olá bom dia.

Vamos por partes.

a) A contabilização dos R$ 9.000.000 pela aquisição da empresa A pela B será feita na contabilidade da da empresa B OK?

b) A conta corrente sócios no ativo da empresa A é um direito que ela tem a receber dos sócios, portanto você deve fazer a baixa na quitação bancária dos valores pelos sócios.

D - Banco
C - C/C Sócios

c) A troca de sócios deve ser registrada na contabilidade após a formalização do ato alterador na junta comercial. Nesse caso você deve analisar se houve aumento de capital e proceder com os lançamentos contábeis.





Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP.

https://www.invictusbps.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.