x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 5.564

Lançamentos de centros de custos

Marcílio Silva

Marcílio Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 1 julho 2009 | 19:27

Boa noite estou com a seguinte dúvida!

Estamos implantando um centro de custo na empresa,onde vou ter o controle de gastos de cada departamento. Minha dúvida é o seguinte, só lanço neste centro de custo os gastos referênte aos custo para o processo de produção, ou também incluo as despesa, como por exemplo pagamento da mensalidade do escritorio de contabilidade, onorário do adevogado etc...

Tópico movido por Luiz José para esta sala em 1 de julho de 2009 às 21:25:35.

CAMILA M.

Camila M.

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 2 julho 2009 | 07:09

Bom Dia,

Silva você pode criar quantos centros de custos você necessitar , não precisa ser necessariamente so da produção.
As despesas que abrange a empresa toda você pode estabelecer um criterio de lançamento ou fazer um rateio entre todos os lançamentos.

Espero ter ajudado.

Até Mais.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 2 julho 2009 | 08:17

Silva, só complementando a resposta da Camila, no centro de custo é a empresa, o contador ou o empresário que irá decidir como vai querer que seja demonstrado o custo. Se você quizer colocar despesas Administrativas separadamente, pode fazer um rateio e colocar também, se quizer só as despesas operacionais e deixar as administrativas um único custo, também pode ser feito. O importante é atender o custo que se é exigido para a atividade, a forma que se quer este custo.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Marcílio Silva

Marcílio Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 2 julho 2009 | 22:14

Bom pessoal obrigado pela atenção, é que realmente eu estava na dúvida se eu encluiria nestes centros de custo só os gastos referêntes aos custos de produção, ou incluiria também os gastos com despesas como, pagamento do escritório de contabilidade etc...


Abraço a todos

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 2 julho 2009 | 23:13

Boa noite Silva.


Do ponto de vista didático, todos os gastos realizados na fabricação do produto, isto é, "dentro da fábrica" são custos. O resto é despesa. Assim, os gastos com pessoal da administração, gastos relativos à venda, depreciação de bens da área comercial ou administrativa são despesas. Os gastos com mão de obra da fábrica, depreciação de equipamentos da fábrica, manutenção da fábrica, seguro da fábrica etc..., são custos.

Portanto, respondendo sua pergunta: só deve lançar nos centro de custo os gastos referênte aos custo para o processo de produção.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.