x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 406

Reconhecer a Receita da Venda de Veículos que o banco Envia

Mariana da silva

Mariana da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Analista
há 7 anos Sexta-Feira | 3 fevereiro 2017 | 10:14

Pessoal, bom dia.

Preciso de uma grande ajuda.

Tenho um cliente novo que sua empresa é Venda e Compra de Veículos , tenho grandes dúvidas como eu posso reconhecer a receita que o banco envia sobre a venda do veiculo ? Eu sei que pelo lucro presumido e a diferença , porém o ex contador abriu a empresa como "Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários usados" e a tributou no simples nacional.
O Cliente me disse que o banco envia o valor e cai na conta da loja, mais eu preciso reconhecer como o faturamento não é ? Se for Simples pelo valor total , se lucro presumido pela diferença como reconhecer ? Pois o banco não exigi nota fiscal desse valor que é a venda do carro?
A única nota que o banco exigi é sobre o Agenciamento, que ela ao meu entender fez errado ela emitiu Danfe, isso é Serviço para mim, não é ?

Conseguem me ajudar? Como reconhecer essa receita sem emissão de nota fiscal? E tem que ser serviço ao invés de Comércio?

Obrigada Pessoal.

Abraços.

Marcos Henrique

Marcos Henrique

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 3 fevereiro 2017 | 15:32

Mariana, segue esta informação retirada do sítio da Receita Federal:

VENDA DE VEÍCULOS USADOS. CONTA PRÓPRIA.
INTERMEDIAÇÃO. CONSIGNAÇÃO.
A atividade de compra e venda de veículos usados nas operações de conta
própria permite a opção pelo Simples Nacional, cuja receita bruta é o
produto da venda, excluídas as vendas canceladas e os descontos
incondicionais concedidos, tributada na forma do Anexo I da Lei
Complementar n° 123, de 2006. Inaplicável a equiparação do art. 5°, da
Lei n° 9.716, de 1998, para fins de Simples Nacional.

Vale lembrar que a melhor opção tributaria para esta atividade ainda é o Lucro presumido, pelo fato por você citado do reconhecimento de receita bruta apenas o diferencial entre venda x custo.

fonte da informação: www.receita.fazenda.gov.br

“Ser desafiado na vida é inevitável. Ser derrotado é opcional.” (Roger Crawford)

Consultoria Fiscal e Contábil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.