x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 596

Contabilidade de uma Igreja sem Ata e CNPJ há um ano - Bens

ANA PAULA RODRIGUES

Ana Paula Rodrigues

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 7 anos Domingo | 5 fevereiro 2017 | 20:04

Boa noite,

Uma igreja me procurou para legalização da mesma que está em atividade há um ano, quanto a ATA e o CNPJ tranquilo, porém, fiquei na dúvida com respeito aos dízimos e ofertas recebidos durante esse ano, pois foram utilizados para pagamento do aluguel, despesas gerais, e foram adquiridos instrumentos musicais e realizadas benfeitorias no galpão, isso tudo movimentando a conta bancária PF dos membros lideres da igreja.

Eu gostaria de saber como inicio esse Balanço Patrimonial. Devo contabilizar tudo que foi feito no decorrer do ano, ou inicio a partir do registro do CNPJ? Todas as notas fiscais estão no nome dos membros, como devo contabilizar os ativos e benfeitorias no balanço de abertura?



Desde já agradeço.

Att,

Ana Paula
Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 6 fevereiro 2017 | 09:14

Ana Paula Rodrigues,

Você pode iniciar a partir da data do CNPJ e, lançar os valores pagos pelos dirigentes como operações componentes do patrimônio social da entidade. Toma-se como base a ITG 2002.


-

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.