x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 84.743

Cotas de capital em cooperativa

Tania Rosely Klich de Souza

Tania Rosely Klich de Souza

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 2 julho 2009 | 11:03

Bom dia, colegas!

Estou abrindo uma conta bancária numa cooperativa de crédito rural para uma empresa que faz uma contabilidade gerencial e tem a tributação pelo Lucro Real, preciso efetuar um depósito a título de cotas de participação na cooperativa, esta conta que estou abrindo é para movimentar depósitos, emiti cheques, enfim como uma "banco" normal. gostaria de ajuda de como farei os lançamentos contábeis a respeito destas cotas e em que grupo do plano de contas deve ser.

Grata!

Tania.

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 15 anos Sábado | 4 julho 2009 | 09:27

Tania

Esta cooperativa tem um Estatuto registrado na junta comercial, onde deve constar o capital social.

Pelo Capital social contido no estatuto

D-Capital a Realizar(PL)
C-Capital Social(PL)

Pelas contas integralizando o Capital
D-Banco(AC)
C-Capital a Realizar(PL)

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Tania Rosely Klich de Souza

Tania Rosely Klich de Souza

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 15 anos Sábado | 4 julho 2009 | 12:08

Bom dia Messias, muito obrigada pela resposta.

Não sei se ficou correto mas efetuei os lançamento da seguinte maneira:

D - Participação em cooperativa( nome do "banco) - INVESTIMENTO

C - Banco/Caixa

Pois se trata de uma integralização de cotas para a empresa ter participação na cooperativa (banco).

Um grande abraço e tenha um excelente fim de semana.

Tania




Editado por Tania Rosely Klich de Souza em 4 de julho de 2009 às 12:18:28

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 15 anos Sábado | 4 julho 2009 | 17:55

Tania

Correto. A empresa está envestindo em outra

D-Investimento
C-Banco

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Eliana Pereira

Eliana Pereira

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 15 setembro 2009 | 13:19

Boa tarde, amigos

Falando de cooperativa , eu trabalho com uma de crédito, depois que fazemos a apuração no fim de cada exercício ,se tem uma assembleia, onde é feita a deliberação das sobras, uma parte vai fundo de reserva , outra para fates e outra para capital, estou em dúvida no caso da parte de capital , onde lançar, no capital social, capital a realizar ou abro uma conta de aumento de capital?

DESDE JÁ AGRADEÇO.

LOURINEIVA GOMES GIBIM

Lourineiva Gomes Gibim

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 11 março 2010 | 10:16

Bom dia!
Minha empresa é tributada pelo lucro real e está abrindo uma conta bancária numa cooperativa de crédito. Precisamos efetuar um deposito para adquirir as cotas de participação na cooperativa. Gostaria de ajuda de como farei os lançamentos contábeis destas cotas e que grupo do plano referencial do sped contabil devo usar.

Desde já obrigada.

Luciana Ferreira

Luciana Ferreira

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 7 abril 2011 | 19:24

Boa noite, gostaria de esclarecer uma duvida estou trabalhando em uma empresa que é cooperativa produtos agronomos, e os socios cotistas pagam parcelados os aportes, gostaria de saber se na contabilidade posso lançar direto na conta de capital a integralizar, e tambem tem alguns socios que estao em atraso de pagamento como lançar na contabilidade?

Eliete Gomes

Eliete Gomes

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 13 anos Quinta-Feira | 23 junho 2011 | 15:00

Olá, como realizar o lançamento de cotas capital que a empresa tem em uma cooperativa de crédito, cota capital em dezembro/10 no valor R$ 1.000,00,recebeu sobras 2.000,00, como efetuar estes lançamentos?

Laide Cavalcante

Laide Cavalcante

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 11 junho 2012 | 18:19

Boa noite
Minha dúvida é a seguinte, uma empresa tem uma conta na Unicred, e tem cotas de capital, no final de 2012 teve um rendimento, como faço o lançamento desse rendimento? incidiu irrf tb, nos itens acima tem pergunta parecida com a minha, mas sem nenhuma resposta, se alguém souber como efetuar esse lançamento por favor me resposta.
Obrigada

Laide

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.