Pam, segue instrução: o balanço de constituição, ou seja, balanço de abertura se trata do registro inicial de como a empresa, desde da injeção de capital até as obrigações e direitos atuais dela. Com segue abaixo.
LEVANTAMENTO PATRIMONIAL
O levantamento patrimonial deverá incluir todos os bens do ativo, o patrimônio líquido e as obrigações.
No ativo deverão ser inventariados: o dinheiro em caixa e em bancos, as mercadorias, os produtos, as matérias primas, as duplicatas a receber, os bens do ativo permanente, etc., incluindo-se os valores relativos á depreciação dos bens do imobilizado, como se tivessem sido contabilizados nos períodos anteriores.
No passivo deverão ser arroladas todas as obrigações e no patrimônio líquido o capital registrado e a diferença (devedora ou credora) do ativo menos o passivo exigível e capital social.
O prejuízo eventualmente apurado em levantamento patrimonial realizado não poderá ser compensado na apuração do lucro real, tendo em vista tratar-se de prejuízo meramente contábil.
O balanço nao tem a necessidade de encadernação, e como você ainda nao tem sistema próprio lhe indico fazer a estrutura do plano de contas em uma planilha de excel respeitando as regras e o plano referencial da receita federal. Logo a baixo voce adiciona um campo de assinatura para o contador no caso você e outro para o empresario.
“Ser desafiado na vida é inevitável. Ser derrotado é opcional.” (Roger Crawford)
Consultoria Fiscal e Contábil