x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 3.212

ativo e passivo diferentes

Thiago Cordeiro

Thiago Cordeiro

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 17 março 2017 | 10:15

Bom dia.
Prezados, um amigo me fez uma pergunta e eu gostaria da opinião de vocês pois não sei como responder, na contabilidade que ele trabalha por algum motivo (que eu não quis saber ), a contabilidade em alguns casos não consta o capital social da empresa desde o ano de 2012 e agora que ele ingressou lá não sabe como integralizar e em outras empresas o ativo e o passivo também não bate e em uma a diferença é bem grande, a pergunta é como e qual lançamento eu devo lhe dizer para utilizar para regularizar tudo para o ano de 2016/2017 pois nunca vi isto acontecendo e venho através deste pedir um horizonte para todos vocês desde já agradeço tenham um excelente dia.

Marcos Henrique

Marcos Henrique

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 17 março 2017 | 10:35

A diferença deve ser lançada em uma conta transitória no ativo (se saldo devedor) ou no passivo (se saldo credor).
Este saldo no fim do exercício será lançado como despesa ou como recuperação de despesa.
Este caso é específico para o banco. Caso tenha receio com a receita, no final do exercício lance o saldo para despesa não dedutíveis.

“Ser desafiado na vida é inevitável. Ser derrotado é opcional.” (Roger Crawford)

Consultoria Fiscal e Contábil
Thiago Cordeiro

Thiago Cordeiro

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 17 março 2017 | 10:51

Obrigada, pela informação.

Como a diferença esta desde do ano de 2012, e a pessoa só viu agora, o que você acha mais prudente,

Fazer o lançamento da conta transitoria em 2012, e acerta-la em 2016?
A empresa é do simples Nacional.
E qual nome seria mais adequado para essa conta

Marcos Henrique

Marcos Henrique

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 17 março 2017 | 11:02

Se o balando esta passível de alteração, seria mais interessante você vir ajustando o balanço desde 2012, dessa forma não seria necessário fazer lançamento de conta transitória. Agora se o balanço anterior não puder mais ser alterado ai sim fazemos estes lançamentos de conta transitória no inicio de 2016 e o ajuste no final de 2016.

Ajustando desde 2012 dará um pouco de trabalho, pois se o capital foi investido em imobilizado terá que fazer lançamentos de imobilizado e recalcular depreciação.

“Ser desafiado na vida é inevitável. Ser derrotado é opcional.” (Roger Crawford)

Consultoria Fiscal e Contábil
MARCUS VINICIUS SCHMITZ FEIJO

Marcus Vinicius Schmitz Feijo

Bronze DIVISÃO 4, Auditor(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 17 março 2017 | 11:49

Seria interessante um laudo da auditoria para justificar todos os lançamento para quando a receita federal questionar.

Não faça as coisas sem antes consultar um profissional de risco tributario e societário.

@Oculto

Marcus Schmitz | CRCRS 67.561 | CNAI 3.872
Sócio da Schmitz Auditores Associados
CRCRS 7.121
Conta: [email protected]
Telefone: (51) 2117-1900 | (51) 9119-0115 (Whatsapp)
https://www.facebook.com/livrodeauditoria

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.