x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.180

Nota Industrialização

flavia lima frança

Flavia Lima França

Prata DIVISÃO 1, Gerente Financeiro
há 7 anos Segunda-Feira | 10 abril 2017 | 15:51

Boa tarde!

Gostaria de saber qual o trâmite para a seguinte situação:

Uma empresa de comercio comprou tecido de uma empresa e a empresa de venda enviou nota de venda para empresa de comercio e nota de remessa para oficina que industrializou o tecido transformando em uniforme o tecido.
Nesse caso meu prestador de serviço de oficina precisa devolver a mercadoria pronta , industrializada.
Nesse caso eu preciso enviar uma nota de simples remessa para eles me devolverem a mercadoria com nota de industrialização?

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 10 abril 2017 | 16:41

Flavia Lima,

Não, para fins de exemplo e até mesmo uma base, vou falar como é feito aqui no ES tomando como base o granito [maior economia do estado] para lhe dar uma luz, mas ainda sim sugiro verificar quesito de ICMS no seu estado.

A- Comercial Fornecedor venda
B- Comercial Cliente revenda
C- Industrializador

Empresa A vende para B, porém a empresa A manda o granito para industrialização que será feito na empresa C.
Trâmite
A-> B- Venda CFOP 5.122
A -> C - Remessa p/industrialização por conta do adquirente CFOP 5.924

B -> C Remessa simbólica para industrialização [simples remessa] CFOP 5.949

C -> C Entrada para transformação CFOP 5.949.
C -> B Retorno + Nfe de serviços CFOP 5.925 e 5.125.


Aqui no ES só incide ICMS neste caso do granito em material trabalhado, em material bruto há incidência apenas do IPI.

Espero ter ajudado.

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES
flavia lima frança

Flavia Lima França

Prata DIVISÃO 1, Gerente Financeiro
há 7 anos Terça-Feira | 11 abril 2017 | 14:04

Kaik Rodrigues Vieira

Obrigado Kaik pela resposta mas ainda não ficou claro meu fornecedor já emitiu nota de remessa direto para industrializador mesmo nesse caso sou obrigado a emitir uma nota de remessa pro industrializador ?
Nesse caso o industrializador ficaria com 2 notas de remessa de 1 único produto?

Kaik Rodrigues Vieira
Articulista

Kaik Rodrigues Vieira

Articulista , Consultor(a) Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 11 abril 2017 | 14:35

Flavia Lima França,

Sim, observe o exemplo na empresa B ela manda uma nota de simples remessa apenas para cumprir operação fiscal.


-

"A virtude de uma pessoa mede-se não por ações excepcionais, mas pelos hábitos cotidianos!"

Kaik R. Vieira
Contador e ex-Perito Judicial
CRC: 0021187/O - ES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.