x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.849

Contabilização de ICMS nas operações de remessas

JUSSARA SPAK SZEREMETA

Jussara Spak Szeremeta

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 13 abril 2017 | 10:55

Bom dia

Por favor, gostaria de pedir um auxílio em uma contabilização.

Minha dúvida é a seguinte: a empresa envia materiais a hospitais. Emite notas fiscais de remessas (5949). Recebe de volta esses materiais. Emite nota de entrada desses produtos já que os hospitais não são contribuintes de ICMS (1949). Estou com dúvida na contabilização do ICMS dessas remessas.
Na saída paga-se ICMS, então credito ICMS a pagar, mas qual conta posso debitar?
As entradas geram ICMS a recuperar, mas qual conta posso creditar?
Essas remessas nunca “batem” as saídas com as entradas ao final do mês. Sempre fica um saldo de materiais nos hospitais.
Controlo essas remessas em contas de compensação.

Obrigada

Jusara

Ladeia

Ladeia

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 17 abril 2017 | 10:20

Não tem cobrança de ICMS na Remessa.

No Retorno

No retorno das mercadorias, o contribuinte deverá emitir nota fiscal relativa a entrada das mercadorias.

O disposto não se aplica nos casos em que a remessa da mercadoria em demonstração seja para contribuinte do ICMS, hipótese em que este deverá emitir nota fiscal com o nome do estabelecimento de origem como destinatário.

Em Sp, não tem cobrança de ICMS pra remessas, exceto alguns particularidades.

Favor verificar a legislação do seu estado.

"Na contramão do que a maioria dos brasileiros acredita, em matéria de arrecadação e fiscalização de tributos, o nosso governo se equiparar aos países mais desenvolvidos. É isso mesmo!"
Ladeia

Ladeia

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 7 anos Terça-Feira | 18 abril 2017 | 20:58

É só compensação mesmo, não tem perigo em ficar em aberto.
só precisa fazer a parte fiscal, só vai para o contábil quando é comodato.

"Na contramão do que a maioria dos brasileiros acredita, em matéria de arrecadação e fiscalização de tributos, o nosso governo se equiparar aos países mais desenvolvidos. É isso mesmo!"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.