x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 621

Diminuição do salário base para inclusão gratificação

Ro

Ro

Prata DIVISÃO 1, Coordenador(a) Recursos Humanos
há 7 anos Quarta-Feira | 19 abril 2017 | 12:38

Trabalho em uma empresa a sete meses como coordenadora, tenho cargo de confiança, não marco ponto, entretanto não tenho nenhuma informação na carteira. Esse mês ao pegar meu holerite verifiquei que o salário base que consta no holerite estava mais baixo, e incluíram os 40% restantes do salário como gratificação. Na soma final estou recebendo o mesmo valor, entretanto o meu salário base que recebo a 7 meses e que está na carteira está constando mais baixo.
A empresa pode fazer essa alteração depois deste tempo na empresa? E pode pagar um salário base no holerite menor do que consta em contrato?

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 20 abril 2017 | 13:42

Ro, boa tarde.

Sem entrar no mérito da questão, lhe digo que a empresa pode reduzir salários apenas por meio de acordo ou convenção coletiva entre a empresa e o sindicato da classe. Assim sendo, qualquer redução sem o devido amparo da lei é ilegal, podendo gerar multas e condenação ao empregado, caso aconteça. Se está se sentido lesada, faça uma denuncia ao MT para uma investigação.

abraços.


A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.