x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.306

Contabilização IRPJ e CSLL

Leandro Camargo

Leandro Camargo

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 4 maio 2017 | 15:34

Boa tarde,

Estou com dúvida de como fazer a contabilização do IRPJ e CSLL na minha empresa. Minha empresa é de lucro Real, apuração anual, usando a sistemática do balanço suspensão. A empresa vem de 2 anos em prejuízo, assim, nunca se pagou tributos sobre o lucro, porém, agora em abril de 2017 estamos fechando com lucro, dessa forma, gostaria de ajuda sobre a contabilização.

Exemplo: janeiro = Prejuízo fiscal de 700 mil, fevereiro= Prejuízo fiscal acumulado (jan+fev)= 400mil, março= Prejuízo fiscal acumulado (jan+fev=março) = 200 mil. Dessa forma, assim como em anos anteriores, não pagamos tributos s/ lucro nesse primeiro trimestre. Em abril apuramos Lucro fiscal acumulado(jan+fev+mar+abril) = 500 mil. Pergunta: Como contabilizo esse lucro? Uso conta de resultado ou conta de ativo (adiantamento) com contrapartida de IRPJ e CSLL a pagar?

*Notem que faço apuração acumulada, assim, o prejuízo já é abatido automaticamente do lucro.

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 7 anos Sexta-Feira | 5 maio 2017 | 08:27

Ola Leandro,

Esse imposto pago por estimativa mensal é registrado no ativo circulante e ajustado no final do exercicio.

att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Leandro Camargo

Leandro Camargo

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 5 maio 2017 | 09:11

Bom dia Jose,

Como não tive prejuízo nos três primeiros meses, não fiz nenhum lançamento, já que não uso a sistemática de usar um percentual sobre a receita bruta. Assim, posso ir lançando a partir do mês abril? Outra coisa, se houver um prejuízo em algum mês do ano, daqui pra frente, tenho que fazer algum lançamento de estorno, ou somente não lanço nada. Desde já agradeço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.