x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.402

Regularização Empresário Individual

Márcia

Márcia

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Domingo | 21 maio 2017 | 00:21

Bom dia Colegas,

Abri um escritório recentemente e estou com dúvida na regularização do banco c/movimento de um cliente. Este cliente possui uma conta corrente pessoa jurídica, entretanto, movimenta também como pessoa física (fere o princípio da entidade).

Solicitei que o mesmo abrisse uma conta de pessoa física para que seja feita a movimentação da PF.

Os saques efetuados e as despesas pagas (não tem documentação) quais serão as contra partidas do lançamento?

Obrigada a todos que puderem elucidar esta dúvida

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 7 anos Domingo | 21 maio 2017 | 10:38

Olá, Márcia

O que dá base aos lançamentos contábeis, são os documentos, mas os mesmos devem estar relacionados à empresa, as movimentações da pessoa física, embora sendo o empresário, não podem simplesmente serem contabilizadas, menos ainda sem documentação, a não ser aqueles que são permitidas com base em documentação legal. Embora não seja a melhor forma, mas para fechar os saldos bancários, os saques feitos podem ser lançados como entrada no caixa, mas no final, o saldo de caixa não será real. O correto é fazer o que você sugeriu ao cliente, abrir uma conta pessoa física.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
Márcia

Márcia

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 22 maio 2017 | 08:03

Cláudio, bom dia

Obrigado pelas informações, com certeza irá agregar bastante em meu cotidiano. Então...tenho que regularizar a conta banco porque a empresa deste empresário está no lucro presumido e irá entregar ECF no final de Junho. Quero muito regularizar essa conta, mas regularizar contas do passado, mas especificamente conta banco que mistura os patrimônios está muito complicada.

Embora não seja correto, vou criar uma conta "Conta Corrente de Terceiros" e vou lançar:

D - Caixa
C - Banco

A partir de Junho/2016 o mesmo deverá seguir esta linha, segregando os patrimônios da pessoa física e jurídica.

Além disso fez diversos pagamentos via banco. Em qual conta de resultado ou patrimonial será a contra partida?

Jullie Stéphanie

Jullie Stéphanie

Bronze DIVISÃO 5, Assistente
há 7 anos Segunda-Feira | 17 julho 2017 | 10:10

Caros colegas, bom dia!
Estou com uma pessoa que é médico e deseja se formalizar como empresário individual.
Gostaria de saber se alguém sabe quais são as obrigações acessórias que ele estará obrigado, e qual é a legislação referente à esta modalidade.

"A vida é maravilhosa se não se tem medo dela."

[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.