x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 2.724

Contabilização dos Custos Indústria

Samantha Esteves

Samantha Esteves

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 9 junho 2017 | 22:06

Caros colegas,

Estamos passando por uma implantação de sistema ERP na empresa em que trabalho e estou tendo muitas dúvidas na contabilização dos custos,(Energia eletrica, mão de obra direta, depreciação, etc.).

Li muitos questionamentos no forum mas são antigos e não sei se são aplicados hoje a tantas mudanças, vou demonstrar a contabilização até onde sei ou acho que sei....

Na compra da matéria-prima teremos,
D - Matéria-prima (Estoque - AC)
D - Impostos a Recuperar (AC)
C - Fornecedores

Teremos as transferências de matéria-prima para produtos em elaboração dentro do grupo de estoques.

No momento da venda, além dos lançamentos de receitas, temos:
D- Custo do Produto Vendido (Resultado)
C - Estoque de Produto Acabado (AC)

E durante o mês vão ser feitas os lançamentos nas contas de custos citadas acima, no fechamento do mês será rodado o custo da mercadoria, qual será a contra partida dessas contas? Ou elas ficam nas contas de resultado para apuração?

Entendo que a conta CPV vai ser usada apenas no momento da venda, estou correta?

É necessário unificar as contas de resultado em apenas uma conta de Gastos Gerais Fixos, MOD ou Custos Incorridos?

Agradeço desde já.
Abraços!
Samantha




















































































































O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.