x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.910

Utilização de lucros

Edevaldo ARAUJO PEREIRA

Edevaldo Araujo Pereira

Iniciante DIVISÃO 4, Assessor(a) Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 14 junho 2017 | 16:20

Estou com uma dúvida, se minha empresa lucrou no mês de maio 10.000,00 líquido, descontado todas as deduções, se utilizar 4.000,00 desse lucro no mês seguinte para operação da empresa. A escrituração fica como?

4.000,00
D - conta lucros realizados
C - Patrimonio Líquido

4.000,00
C - Patrimônio Líquido
D - Caixa

Está certo essa escrituração?

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 16 junho 2017 | 08:49

Ola Edevaldo.

Geralmente o resultado do Exercício é transferido para conta Lucros Acumulados como citado em seu primeiro exemplo, entretando o segundo
poderia ser assim

D - Distribuição Antecipada de Lucros (PL)
C - Caixa/banco
*Após isso ou no final do trimestre ou encerramento do exercicio faria o encontro de contas do Lucro Acumulados e Distribuição Antecipada de Lucros

Outra opção é transferir da Conta Lucros Acumulados para Lucros a Pagar ( PC)
D - Lucros Acumulados ( PL)
C - Lucro a Pagar ( PC)

D - Lucros a pagar (PC)
C - Caixa/banco

Daniel Alves
Contabilista
Fábio

Fábio

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 14 julho 2017 | 13:20

Boa tarde,

Caro Daniel, aproveitando sua resposta ao colega, veja se você pode me ajudar. Nesta situação acima, qual a Conta Contábil a utilizar no Plano de Contas referencial para Lucros a pagar a ser informada na ECF?

Em relação aos lucros acumulados entendo que a melhor opção seja 2.03.04.01.01, me falta a conta de distribuição deste lucro.

Observação: Distribuo os lucros de um exercício no começo de outro, no caso estou declarando lucros de 2015 distribuídos em janeiro de 2016.

Muito grato.

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 17 julho 2017 | 09:41

Ola Fábio,

Na ECF, temos duas opções para a conta "Lucros a Pagar"
2.01.01.17.13 Outras Obrigações
2.01.01.17.28 Dividendo a Pagar.

2.03.04.01.01 Poderá ser esta também as de cima estão no PC e esta mencionada no PL, mas entendo que está deve ser usado de vc estiver usando a conta de Distribuição Antecipada dentro do PL mesmo.

Daniel Alves
Contabilista
Fábio

Fábio

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Segunda-Feira | 17 julho 2017 | 14:28

Daniel, agradeço demais sua orientação, me deu uma luz, vou tentar fazer, qualquer coisa reposto novamente.

Excelente semana!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.