x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.781

Aplicação Financeira, saldo divergente dos extratos.

DARLAN

Darlan

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 19 junho 2017 | 14:35

Olá boa tarde.
Estou com uma dúvida, eu tenho um saldo de aplicação financeira que não está fechando com o banco, o valor na contabilidade está a maior do que no extrato, e gostaria de ver se alguém pode me ajudar, eu tenho duas hipóteses para ajustar esse saldo, a empresa é Real trimestral

Uma delas é lançar:
D)Ajuste períodos anteriores
C)aplicação financeira
e a outra é:
D) Despesas não dedutíveis
C) Aplicação financeira

Desde já muito obrigado.

Maurício T.

Maurício T.

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 21 junho 2017 | 09:16

Recomendo a conciliação da conta para entender a causa da divergência e tratar a causa-raiz e não apenas bater os saldos e ajustá-los. Desta forma irá evitar que o mesmo problema ocorra no futuro.

Se você reconheceu indevidamente uma receita a maior no passado e agora ajustar em despesas não dedutíveis irá causar um efeito negativo à empresa de forma indevida. Entendo que seja conservador, mas é o correto? Se a receita a maior no passado foi tributável, nada mais justo de que a despesa de ajuste seja dedutível.

Mas de novo, avalie a relevância do valor para ver se vale a pena incorrer tempo na análise.

Abraço.

DARLAN

Darlan

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 21 junho 2017 | 10:00

A empresa vem apresentando prejuízo, devido ao fato de suas atividades serem sazonais, é que a aplicação financeira é aquela do Banco do Brasil, então eu lançava os resgates, juntamente com os rendimentos e o IR inerente as operações, e ao final tinha um saldo de rendimento no qual eu lançava rendimento, contra aplicação. E o mesmo, porem não fechava o saldo. Então vi que não estava correto, a forma como estava sendo lançado, pois no extrato no final dele tem o "rendimento e o IR projetado junto", só que o saldo final do extrato, só aparece o montante aplicado deduzido dos resgates, sem a soma dos rendimentos, então eu teria que lançar esse rendimento, tirando fora esse IR projetado, que é o que eu ja vinha fazendo. Mesmo assim o meu saldo se perdeu, aí queria ajustar e levar ele certo novamente, a diferença é em torno de 8 mil reais.
rendimentos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.