x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 3.150

Apuração CPV - Empresa sem sistema de Custo e Controle de Es

Fabio

Fabio

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 7 anos Domingo | 9 julho 2017 | 22:25

Prezados Colegas,

Não possuo experiência prática em contabilidade de empresas industriais e recebemos este mês dois clientes em nosso escritório e estou elaborando as adaptações no plano de contas geral a parametrizando nosso sistema contábil e fiscal. Ambas as empresas não possuem sistemas integrados de custos à Contabilidade assim como o Estoque não é controlado de forma permanente, e sim pelo método periódico pela contagem no final do período.

A princípio estou com 03 dificuldades. A primeira é que o nosso sistema não oferece suporte para calcular de forma automática e parametrizada o CPV, assim como faz com o CMV, 90,00% da literatura formal e nos fóruns abordam a solução para empresas que possuem sistema de custo integrado à contabilidade e ativam todos os gastos do processo industrial nos estoques para reconhecer o custo no momento da venda do produto e não estou seguro quanto à alguns detalhes da fórmula geral.Preciso do auxílio dos senhores.

De início utilizaria a fórmula adaptada do CMV para o CPV, ou seja:

CPV = EI + (In + MO + GGF) – EF, aonde:
EI: Estoque Inicial;
In: Aquisições líquidas de Insumos, Material Intermediário e de Embalagem;
MO: Mão de Obra direta aplicada na linha produtiva;
GGF: Gastos Gerais de Fabricação, tais como aluguel, depreciações, energia, etc..
EF: Estoque Final

O valor unitário dos Produtos Acabados e em Elaboração, será apurado pelo método tributário, ou seja, 70,00% sobre o maior valor de venda para o Produto Acabado e 80,00% sobre o valor do Produto Acabado para os Produtos em Elaboração.

O Estoque Inicial e o Final se refere apenas aos insumos ou devo somar também os Produtos em Elaboração e os Produtos Acabados?

Quando do encerramento do Balanço, antes da apuração do resultado, devo zerar as Contas que registram “In”, “MO” e “GGF” que registram os itens detalhados que compõem a fórmula. Por exemplo, Debitaria CPV, e Creditaria as contas “Compra de Insumos”, “Salários” e “Aluguéis”, por exemplo. Minha DRE não apresentaria estes saldos individualizados pois todos os valores seriam aglutinados na conta CPV? Estou pensando em mapeamento de ECF e na apresentação na DRE. Nas entidades industriais que divulgam suas Demonstrações Financeiras, é apenas apresentada a conta CPV, não ocorrendo o detalhamento?

Muito Obrigado,
Fábio

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.