x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.024

Gerar documento (nota) Fiscal para Marketing de Multinível (

William M.

William M.

Iniciante DIVISÃO 3, Sócio(a) Gerente
há 7 anos Quarta-Feira | 12 julho 2017 | 18:38

Pessoal, muito boa noite!

Atualmente tenho uma empresa de revenda e distribuição de produtos. Estamos montando um plano para criarmos um sistema MMN.

Minha dúvida é o seguinte: Como devo gerar a minha nota? Para o consumidor final ou para quem está revendendo? E se está revendendo como devo pagar a comissão? Posso já descontar o valor na cobrança para o revendedor de meu produtos como muitas empresas fazem? E como devo exigir do revendedor gerar um comprovante fiscal para o consumidor final?

Aguardo e obrigado!!

Raphael Patera

Raphael Patera

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 12 julho 2017 | 19:47

Minha dúvida é o seguinte: Como devo gerar a minha nota? Para o consumidor final ou para quem está revendendo?

Para os dois! Se não for possível, sempre para revendedor, uma vez que cada "participante" do MN é um possível revendedor.

E se está revendendo como devo pagar a comissão?

Existem diversas respostas para esse caso. A pior delas seriam os revendedores emitirem notas fiscais de representação e sua empresa pagar as comissões via bankline.

Estude alguns modelos de MN, com datas de fechamento de vendas, semanais, quinzenais ou mensais, para depósitos diretos, veja também formação de equipes em vendas, bonus trimestrais, etc. Nos segmentos de MN que atuo, utilizamos o processo de compra antecipada, no qual a mercadoria só é vendida com nota, via pagamento a vista ou parcelado, as comissões são pagas mediante o total de compras, entre outras situações.

Não recomendo o desconto incondicional nesse caso (direto em nota), recomendo as datas de fechamento e os depósitos com base nas compras realizadas, e não nas "revendas".

E como devo exigir do revendedor gerar um comprovante fiscal para o consumidor final?

A não ser que o revendedor seja funcionário da sua empresa, é assunto dele com o cliente dele a emissão de documentos para os produtos revendidos. Se cada revendedor irá emitir nota fiscal, ou terá cadastro de Autonomo, ou outra particularidade própria, a responsabilidade é do "revendedor", recomendo não assumir essa posição pra você.

Caso precise de ajuda técnica referente esse assunto entre em contato por e-mail. No caso de dúvidas, referente contabilidade e assuntos correlatos volte a postar.

Boa sorte com o novo negócio.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.