x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 4.626

Contador profissional liberal autônomo

Marcio oliveira

Marcio Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 19 julho 2017 | 09:31

Bom dia, sou contador no estado do Rj com registro no CRC

Nunca prestei serviços contábeis, mas agora surgiu uma oportunidade. Gostaria de saber se é necessário ter um CNPJ para prestar meus serviços, ou posso atuar apenas com meu CRC. É necessário criar um MEI ou uma empresa individual? A princípio quero atuar sozinho, pois o serviço é bem simples.

desde já agradeço a colaboração dos colegas.
Márcio

João Alves de Menezes Júnior

João Alves de Menezes Júnior

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 19 julho 2017 | 17:55

Boa tarde Márcio,

você não é obrigado a constituir uma PJ para prestar serviços contábeis, o essencial é o registro no conselho, porém possa ser que seja exigência do seu cliente, aí terá que avaliar a necessidade. Dentre outros fatores, caso preste como PF e recolha os tributos referente a essa prestação de forma correta (INSS/IRPF), como PF esses encargos saem mais onerosos do que como PJ. Sugeria abrir um MEI.

Atc

AVANT ASSESSORIA CONTÁBIL
João Alves de Menezes Júnior
Contador - CRC SE/007331
Pós-graduando em Gestão Fiscal e Planejamento Tributário
Tel.: (79) 99854-8128
Marcio oliveira

Marcio Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 19 julho 2017 | 18:04

Obrigado pelo esclarecimento João Alves, aproveitando ainda seus conhecimentos, ou de quem souber responder:

Não tenho um sistema de contabilidade para operar, pois como disse, nunca atuei prestando serviços contábeis. Vc acha que é possível eu efetuar a escrituração contabil manualmente, por meio de excel? Meu cliente é uma empresa Individual prestadora de serviço e que emite apenas uma NF por mês!
Obrigado
Att

João Alves de Menezes Júnior

João Alves de Menezes Júnior

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)