x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 6.159

Balanço de Abertura de Filial

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 11 agosto 2009 | 07:20

Bom dia Maitê,

Via de regra o Capital Social da Filial é destacado do da Matriz quando da Alteração Contratual que autorizou a abertura desta.

Caso não tenha sido destacado, a Matriz deverá transferir numerário para Filial em montante suficiente para seus gastos iniciais até que torne-se autônoma e possa subsistir.

...

Angela Maria Fontana

Angela Maria Fontana

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 14 anos Terça-Feira | 11 agosto 2009 | 09:52

Saulo

estou em duvida tbem em relaçao a contabilidade de matriz e filial, ja li sobre o assunto aki no site, mais precisava de mais clareza, eu tenho uma empresa q é lucro presumido e tem filial em outra cidade do mesmo estado. eu tiro os darfs federais em separado ? a folha de pagamento faço em separado? se fizer a contabilidade em separado o q eu devo incluir na matriz no fim do mes? todas as contas de ambas? e se for fazer a contabilidade junto e tirar os impostos e folha em separado? fikei em duvida e confusa. por favor me ajude pq tenho q tirar os impostos do mes e passar para o cliente.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 11 agosto 2009 | 20:54

Boa noite Angela,

Todos os impostos e contribuições administrados pela Receita Federal devem ser recolhidos (de forma centralizada) pela Matriz.

O cálculo da Folha de Pagamento deve ser separado. Os impostos estaduais também podem ser separados.

A contabilidade deve ser separada ainda que deva ser consolidada (matriz e filiais) quando do levantamento do Balanço Patrimonial e Demonstrações Contábeis.

Desta forma, além de atenderem as exigências do fisco, a diretoria da empresa terá reais condições de verificar a lucratividade das filiais e o desempenho de cada administrador. Da mesma forma, o administrador de cada filial terá em mãos ferramentas que possibilitem-no tomar decisões e ou reportar-se a diretoria da Matriz.

As transações entre Matriz e Filiais devem ser controladas via Contas Correntes que, na consolidação do Balanço Patrimonial anular-se-ão.

...

Daniela Rangel

Daniela Rangel

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 19 abril 2011 | 09:11

Fiquei com um duvida na questão do Capital Social da filial.

Caso não tenha sido destacado, a Matriz deverá transferir numerário para Filial em montante suficiente para seus gastos iniciais até que torne-se autônoma e possa subsistir.



Na empresa que estou fazendo o balanço o capital social da filia não foi destacado, o valor a ser montante, tem alguma porcentagem a ser jogado, ou um valor fixo, ou apenas faço uma provisão de quanto vou gastar e lanço no capital?

Desde já, obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.