x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 11.082

Contabilização de Estoque

geisa

Geisa

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 11 agosto 2009 | 21:28

Gostaria de informações sobre contabilização de uma empresa no ramo de EXTRAÇÃO DE AREIA.

Obrigada

Editado por Geisa em 25 de agosto de 2009 às 20:21:54

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 20 agosto 2009 | 13:53

Geisa, o estoque é um levantamento físico da matéria prima ou mercadorias, ou seja uma contagem física feita no final do período que se quer ou deseja.
Para fins fiscais e contábeis precisamos trimestralmente ou anualmente dependendo do período de fechamento do balanço.
Neste caso, eu creio que háverá estoque de areia se no final de algum período a empresa possuir areia ja extraída e pronta para ser usada estocara em alguma dependência da empresa.
A partir daí o empresário ou almoxarife faz a contagem física da areia, creio que em metros cúbicos e você terá a quantidade de areia em estoque que você irá transformar em valores de custo para ser contabilizado.
Agora o que não foi extraído ainda creio que não pode ser considerado um estoque.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
REGINALDO TEIXEIRA DA SILVA

Reginaldo Teixeira da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2009 | 13:31

1ª Postagem:
-----------------
Gilberto, pegando carona no seu posicionamento sobre a dúvida da Geisa, gostaria de saber o seguinte:

Uma indústria que extrai areia de sua própria fonte para fabricação de produto e ainda revende parte desse mineral, com base em que documento deve registrar a entrada desse mineral no controle de estoque permanente para uso como custo de produção e ainda como Material para Revenda?

Obrigado

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

há 15 anos Quinta-Feira | 10 setembro 2009 | 15:49

Olá Reginaldo!

Olha, o principio é o que expliquei na postagem anterior, e a areia extraída será sempre um produto fabricado e não material de revenda.
A revenda é somente em casos em que, a empresa adquire (neste seu caso) a areia de terceiros para posterior revenda.
Na aquisição desta areia a empresa fará a entrada de material para revenda e deverá ter controle de estoque para poder dar a saída como revenda de mercadorias.
Agora toda a areia que a empresa extrair será sempre um produto para venda.

Se persistir a dúvida volte à postar.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
REGINALDO TEIXEIRA DA SILVA

Reginaldo Teixeira da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2009 | 08:07

Bom dia, Gilberto

Confesso que não ficou claro para mim, na verdade me deixou mais confuso, então vou tentar esclarecer mais minha dúvida.

É o seguinte:
O Meu cliente é uma empresa indústrial e atua na fabricação de materiais para a construção civil.
No produto que fabrica utiliza areia que é extraída de uma fonte própria. A areia extraída é tanto usada na fabricação de seu produto como também vendida para uma construtora de forma não habitual.

Em sua resposta, previamente você fala que toda areia extraída é sempre um produto acabado e não material de revenda, mas logo finaliza "agora toda a areia que a empresa extrair será sempre um produto para venda". Diante disso fiquei pensando se você quis enfatizar divergência entre os termos REVENDA e VENDA, então me deixou com mais dúvida.

Então, estava analisando o seguinte:
Uma vez que a empresa sendo a detentora da fonte mineral, faz a extração da areia para utilização na fabricação de seus produtos (custo direto), da quantidade extraída esta não pode reservar uma parte dessa areia registrando como estoque para venda?

Gilberto foi de grande valia seu posicionamento, mas o foco do meu questionamento era quanto ao registro dessa areia extraída, mesmo que fosse somente como matéria-prima para fabricação de produtos, através de que documento fiscal, qual valor a ser definido, que tributação incide, enfim...

Obrigado pela atenção.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

há 15 anos Quinta-Feira | 17 setembro 2009 | 09:42

Olá Reginaldo!

A classificação é simples; Mercadoria para Revenda é aquela que a empresa adquire para ser comercializada e a mesma não sofre nenhuma transformação, pois a mercadoria está pronta para ser utilizada.

Agora PRODUTO é originário sempre da transformação ou industrialização de matéria prima para se transformar em um PRODUTO que já pode ser utilizado.

A empresa possui um porto de areia, a areia está lá in natura, não está pronta para uso, após a extração ela sofre uma transformação até ficar pronta para consumo se transformando num produto, que será adquirido por empresa comercial para ai sim revender esta areia.

A venda da areia sempre será Venda de Produto, pois a industria não comprou a areia já extraída para ser REVENDIDA, ela extraiu a areia do Porto de Areia para se transformar na areia pronta para o consumo.

Quando dizemos REVENDA é porque é uma operação de comércio, mas na nota fiscal é VENDA DE MERCADIRIAS.

A areia não é REVENDA, porque neste caso ela não foi comprada pela empresa, foi extraída no seu próprio porto de areia.

A areia mesmo estanto no estoque para venda, continua sendo um produto, pois foi extraida pela empresa e não comprada para ser vendida.

Não há que se falar em tributar esta matéria prima, a tributação vai ser somente na venda dos produtos ou apuração do balanço dependendo aí do enquadramento desta empresa.

Isis Gomes da Silva

Isis Gomes da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 13 anos Terça-Feira | 11 outubro 2011 | 10:52

Bom dia colegas!!

A empresa não vem contabilizando o seu estoque de areia extraída (desde sempre), e a cada transferência que acontece para revenda na filial é creditada a conta estoque de areia, ficando deste modo com saldo credor.

Gostaria de saber quais os procedimentos contábeis que devo fazer para ajustar este estoque desde janeiro/2011. E a partir de agora, é claro, qual lançamento devo fazer após inventário físico???

Aguardo e agradeço.

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 13 anos Terça-Feira | 11 outubro 2011 | 14:39

Caros Colegas,

Dando um pitaco no assunto, eu entendi que a dúvida do Reginaldo é como contabilizar a entrada da areia, sendo assim, ele deverá emitir uma nota fiscal de entrada, modelo l, se houve impostos estadual, fazer o DAE, pagar, e com referencia à entrada da mercadoria está resolvido o caso; quero lembrar ao colega que acho que tem que haver uma licença ambiental p/tal atividade.

Não sei se ajudei, mas um abraço,

Rogerio de Souza Santos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.