x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 540

Crédito de ICMS

KARISA NICOLE SANTANA DE SENA

Karisa Nicole Santana de Sena

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 28 julho 2017 | 11:16

Olá, bom dia!

Trabalho com alguns supermercados de Lucro Real, e gostaria de saber como devo contabilizar o crédito de ICMS, PIS e COFINS, vi alguns tópicos sobre o assunto, mas não me esclareceu muito bem.
Um exemplo, sei que seria assim (me corrija se estiver errada):

D - ICMS a recuperar (AC)
C - Crédito de ICMS (CR)

Essa conta de resultado seria no grupo de receita, redutora da conta de ICMS s/ vendas? Ou deveria colocar no resultado financeiro como outras receitas? Porque geralmente os créditos são maiores que o débito, e o cliente não paga imposto. No exercício anterior foi feito deduzindo do imposto no grupo de receita, e aconteceu de deduzir o valor total do imposto mas ainda ficando crédito, e o sistema agregou esse valor na receita, fazendo com que calculasse o IRPJ e CSLL erroniamente.

Aclécio Pereira dos Santos

Aclécio Pereira dos Santos

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 7 anos Sexta-Feira | 28 julho 2017 | 14:35

Karisa Nicole Santana de Sena

Ao contabilizar as compras para estoques de Revenda ou Insumos de produção será contabilizado no estoque a cada entrada apenas a parcela deduzida dos impostos recuperados. Assim temos de fazer mais de um débito para um crédito.

Compra a prazo de Produtos para revenda R$ 100,00:

D- Estoque revenda R$ 78,35
D- ICMS a Recuperar R$ 18,00
D- PIS a Recuperar R$ 0,65
D-Cofins a Recuperar R$ 3,00
C - Fornecedores a Pagar R$ 100,00

Perceba que não ocorre um débito e crédito direto no caso.

Lembrando que cada tributo tem suas regras para o crédito, observar a legislação vigente, a exemplo o ICMS deverá estar destacado na Nota Fiscal.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.