x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.276

Lançamentos Contabeis

Camila Melo Pierazzo

Camila Melo Pierazzo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2009 | 12:13

Olá Pessoal!!

Bom, peguei uma empresa onde a mesma já existe a 02 anos e não possui nenhum lançamentos até hoje.
E pra complicar ainda mais, essa empresa emite nota todo mês ref a prestação de serviço, mas não tem nenhuma NF de entrada, ou seja, as compras q ela fez geralmente era em nome da PF.
O faturamento dela gira em torno de $20.000 ao mês, possui 02 funcionários e antes mesmo de abrir a empresa já possui um estoque que pelo visto nunca foi levantado.
Esse empresa também não possui conta em banco, no caso o lançamento seria todo em caixa.
Até o ano passado pelo q me conta recolhia todos os impostos devidos (pis, cofins) mas não entregou nenhuma declaração exigida pela RFB.

O que devo fazer? Por onde devo começar?

Desde já agradeço a atenção!

Abraços,

Camila Melo
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2009 | 14:47

Camila, veja um tópico que foi abordado uma situação semelhante;

http://www.forumcontabeis.com.br/ler_topico.asp?id=25927

A questão de lançar períodos retroativos não é tão simples assim, porque o Contador é reponsável pela escrituração com base em documentos hábeis e muitas vezes é difícil reunir todos os documentos para se contabilizar todas as operações corretamente.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Camila Melo Pierazzo

Camila Melo Pierazzo

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2009 | 16:46

Gilberto, muito obrigada pela dica!

Minha preocupação maior é que ele só tem NF de saida (prestação de serviço) e possui poucas NF's de entrada, nesse caso vai ficar um saldo muito grande de "dinheiro" sendo q ele não tem tudo isso em caixa.

E o mais preocupante é o seguinte:

Sua companheira tem uma empresa do mesmo segmento, porem não emite NF, tem funcionários e quem paga essa conta é a empresa citada anteriormente.

Além do tópico q vc me indicou, depois desse exposição acima o que devo fazer?
Exite alguma conta que tem como demonstrar essa saida de dinheiro?

Abraços,

Camila Melo
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 17 agosto 2009 | 18:15

Oi Camila!

Olha eu entendo sua preocupação em fazer os lançamentos, mas quero te alertar que o mais importante e você tomar as decisões;
1. Contabilizar a empresa à partir da data da sua responsabilidade como Contadora da empresa, firmando inclusive um contrato.
2. Fazer um balanço de abertura de acordo com levantamento do patrimônio da empresa e saldos à pagar e à receber do período anterior.(veja no Forum tópico à respeito)
3. Deixar claro para os empresários que o período anterior está irregular e é de responsabilidade do contador anterior.
4. Mostrar todos os problemas da empresa com a falta de documentos principalmente de despesas, e deixar claro que você só vai contabilizar com documentos idônios fornecidos pela empresa.
5. Conversar com os sócios e expor todos estes problemas e outros que poderão acarretar se os mesmos não mudarem a postura diante da administração da empresa.

São algumas considerações, veja com calma a situação da empresa e exponha com claresa para o empresário quanto à sua responsabilidade e a dele.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.